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Uso de contracepção por adolescentes de escolas públicas na Bahia

Author(s): Almeida, Maria da Conceição Chagas de ; Aquino, Estela Maria Motta Lima Leão de ; Gaffikin, Lynne ; Magnani, Robert J. ; Almeida, Maria da Conceição Chagas de ; Aquino, Estela Maria Motta Lima Leão de ; Gaffikin, Lynne ; Magnani, Robert J.

Date: 2011

Origin: Oasisbr

Subject(s): Conhecimentos, atitudes e prática.; Anticoncepção.; Sexualidade.; Comportamento contraceptivo.; Saúde do adolescente.; Gênero e saúde.


Description

p.566-575,v.37,n.5

Submitted by Rigaud Andréa (andrearigaud16@yahoo.com.br) on 2011-08-23T19:07:36Z No. of bitstreams: 1 17470.pdf: 106398 bytes, checksum: cbd91bc18e7c34da6efd68ab7d105655 (MD5)

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OBJETIVO: O interesse sobre o comportamento contraceptivo de adolescentes vem crescendo, especialmente pela relevância social conferida à gravidez nessa faixa etária. Assim, realizou-se estudo para investigar fatores associados ao uso de métodos anticoncepcionais entre adolescentes escolares. MÉTODOS: Estudo transversal que utilizou um questionário auto-aplicado em 4.774 alunos de ambos os sexos, entre 11 e 19 anos. Calcularam-se as prevalências de uso de contraceptivos na primeira e na última relação sexual e em ambas as situações (uso consistente). A regressão logística foi utilizada para a análise simultânea dos fatores e cálculo de medidas ajustadas. RESULTADOS: Entre 1.664 estudantes com iniciação sexual, os fatores associados positivamente ao uso consistente de contraceptivos pelos rapazes incluíram a iniciação sexual mais tardia, com parceria estável, contar com a família como fonte potencial de contraceptivos e acesso a serviços de saúde; entre as moças, ter iniciado a vida sexual há pouco tempo e ter o pai como fonte de informação sobre sexualidade, contracepção e prevenção DST/Aids. A gravidez foi relatada por 6,4% dos rapazes e 18,1% das moças, sendo sua ausência associada ao uso consistente de contraceptivos por elas (OR=3,83; 2,06-7,15). CONCLUSÕES: Os resultados confirmam a complexidade da determinação do comportamento contraceptivo entre adolescentes e a necessidade de que os programas educativos incorporem as múltiplas dimensões da questão para que tenham efetividade.

São Paulo

Document Type Journal article
Language Portuguese
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