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Acesso, utilização e percepção dos usuários sobre um serviço hospitalar de emergência em Salvador, BA

Author(s): Cruz, Denise Nogueira ; Cangussu, Maria Cristina Teixeira ; Cristino, Patricia Suguri ; Brito, Suzana Santos ; Oliveira, Cristina Batista ; Cruz, Denise Nogueira ; Cangussu, Maria Cristina Teixeira ; Cristino, Patricia Suguri ; Brito, Suzana Santos ; Oliveira, Cristina Batista

Date: 2017

Origin: Oasisbr

Subject(s): Serviço Hospitalar de Emergência.; Humanização da Assistência.; Satisfação do paciente.


Description

Submitted by ROBERTO PAULO CORREIA DE ARAÚJO (ppgorgsistem@ufba.br) on 2017-06-29T14:34:02Z No. of bitstreams: 1 8-v.15, n. 2.pdf: 707634 bytes, checksum: e7ba37822ba7d0727c00ba3af540bb90 (MD5)

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Introdução: A Política Nacional de Humanização (PNH) aponta diretrizes para uma assistência de melhor qualidade no SUS e, na atenção hospitalar, acrescenta-se a necessidade de organizar a Rede de Atenção às Urgências e Emergências visando melhorar o acesso e a assistência prestada. Objetivo: Caracterizar o perfil dos usuários, acessibilidade, bem como a assistência prestada em um serviço do setor de emergência de um hospital de referência na capital baiana. Metodologia: Trata-se de um estudo de corte transversal, de caráter exploratório. Aplicou-se um questionário estruturado com informações sobre perfil sócio-cultural, acesso e itinerário nos serviços, bem como a percepção sobre assistência recebida na sala de medicação da emergência de um hospital de referência em Salvador-Ba. Os dados foram analisados de forma descritiva. Resultados: A maioria dos usuários era do sexo feminino, com baixa escolaridade, baixa renda familiar, procedente da cidade onde localizava o serviço e procurou-o espontaneamente. O deslocamento até o serviço ocorreu por meio de carro ou moto para 63,4% dos usuários. O tempo decorrido até o usuário ser medicado foi elevado assim como o tempo de permanência na sala de medicação. Estes resultados ajudam explicar porque quase 70% julgaram o serviço como regular/ruim/muito ruim. O serviço foi melhor avaliado pelos de baixa renda e que receberam orientação médica. Conclusão: A procura pelo serviço de emergência como primeira escolha foi considerável e pode estar relacionado com o grau de organização e resolutividade da atenção primária no município. Destaca-se, ainda, o baixo grau de satisfação dos usuários da sala de medicação da emergência do hospital. É necessário avançar na organização da rede de urgência e emergência de modo articulado com a implementação da PNH no hospital em questão.

Salvador

Document Type Journal article
Language Portuguese
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