Detalhes do Documento

A compreensão dos estudantes sobre o conceito de passivo ambiental um estudo nos cursos Ciências Contábeis em Salvador - Ba

Autor(es): Lima Filho, Raimundo Nonato ; Bruni, Adriano Leal ; Gomes, Sônia Maria da Silva ; Lima Filho, Raimundo Nonato ; Bruni, Adriano Leal ; Gomes, Sônia Maria da Silva

Data: 2018

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Passivos ambientais; Contabilidade ambiental; Ensino de contabilidade ambiental


Descrição

Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2018-09-17T19:16:23Z No. of bitstreams: 1 A Compreensão dos Estudantes sobre o conceito de Passivo Ambiental Um estudo nos Cursos Ciências Contábeis em Salvador - Ba.pdf: 894989 bytes, checksum: e887da365a16b39e3a333dee33a45f30 (MD5)

Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2018-10-03T20:48:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 A Compreensão dos Estudantes sobre o conceito de Passivo Ambiental Um estudo nos Cursos Ciências Contábeis em Salvador - Ba.pdf: 894989 bytes, checksum: e887da365a16b39e3a333dee33a45f30 (MD5)

Made available in DSpace on 2018-10-03T20:48:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A Compreensão dos Estudantes sobre o conceito de Passivo Ambiental Um estudo nos Cursos Ciências Contábeis em Salvador - Ba.pdf: 894989 bytes, checksum: e887da365a16b39e3a333dee33a45f30 (MD5) Previous issue date: 2013

O objetivo deste trabalho foi verificar a compreensão dos estudantes dos Cursos Ciências Contábeis em Salvador – (SSA-BA) sobre o conceito de passivo ambiental. Além do mais, busca entender como o ensino da disciplina Teoria da Contabilidade contribui na discussão desse conceito, investiga ainda se existe relação entre o nível de discussão percebido e a titulação do docente e, se há relação entre o nível de discussão percebido e o tipo da instituição de ensino, classificado como privada ou pública. Aplicou-se um questionário para uma amostra de 591 estudantes matriculados nos cursos de Ciências Contábeis, no primeiro semestre de 2009. Os resultados encontrados indicam que os estudantes têm pouco conhecimento sobre o tema. Todavia, os estudantes de instituições públicas demonstram uma compreensão sobre os conceitos de passivo ambiental. Em relação à titulação do professor, notou-se um acréscimo na discussão quando a titulação é elevada de Especialista para Mestre e ainda mais significativa quando elevada de Mestre para Doutor. Conclui-se, assim, que é preocupante o baixo nível de compreensão dos estudantes sobre esse tema e que tanto a variável titulação do docente, quanto tipo da IES influenciam na ocorrência de respostas com nível de discussão mais elevado acerca dos tópicos abordados.

Rio de Janeiro

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.