Descrição
Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2018-09-17T19:16:23Z No. of bitstreams: 1 A Compreensão dos Estudantes sobre o conceito de Passivo Ambiental Um estudo nos Cursos Ciências Contábeis em Salvador - Ba.pdf: 894989 bytes, checksum: e887da365a16b39e3a333dee33a45f30 (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2018-10-03T20:48:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 A Compreensão dos Estudantes sobre o conceito de Passivo Ambiental Um estudo nos Cursos Ciências Contábeis em Salvador - Ba.pdf: 894989 bytes, checksum: e887da365a16b39e3a333dee33a45f30 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-10-03T20:48:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A Compreensão dos Estudantes sobre o conceito de Passivo Ambiental Um estudo nos Cursos Ciências Contábeis em Salvador - Ba.pdf: 894989 bytes, checksum: e887da365a16b39e3a333dee33a45f30 (MD5) Previous issue date: 2013
O objetivo deste trabalho foi verificar a compreensão dos estudantes dos Cursos Ciências Contábeis em Salvador – (SSA-BA) sobre o conceito de passivo ambiental. Além do mais, busca entender como o ensino da disciplina Teoria da Contabilidade contribui na discussão desse conceito, investiga ainda se existe relação entre o nível de discussão percebido e a titulação do docente e, se há relação entre o nível de discussão percebido e o tipo da instituição de ensino, classificado como privada ou pública. Aplicou-se um questionário para uma amostra de 591 estudantes matriculados nos cursos de Ciências Contábeis, no primeiro semestre de 2009. Os resultados encontrados indicam que os estudantes têm pouco conhecimento sobre o tema. Todavia, os estudantes de instituições públicas demonstram uma compreensão sobre os conceitos de passivo ambiental. Em relação à titulação do professor, notou-se um acréscimo na discussão quando a titulação é elevada de Especialista para Mestre e ainda mais significativa quando elevada de Mestre para Doutor. Conclui-se, assim, que é preocupante o baixo nível de compreensão dos estudantes sobre esse tema e que tanto a variável titulação do docente, quanto tipo da IES influenciam na ocorrência de respostas com nível de discussão mais elevado acerca dos tópicos abordados.
Rio de Janeiro