Autor(es):
Reis, Eduardo José Farias Borges dos ; Carvalho, Fernando Martins ; Araújo, Tânia Maria de ; Porto, Lauro Antônio ; Silvany Neto, Annibal Muniz ; Reis, Eduardo José Farias Borges dos ; Carvalho, Fernando Martins ; Araújo, Tânia Maria de ; Porto, Lauro Antônio ; Silvany Neto, Annibal Muniz
Data: 2011
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Transtornos Mentais; Estresse Psicológico; Saúde Mental; Condições de Trabalho; Psicologia do Trabalho; Mental Health;Working Conditions; Psychological Stress; Mental Disorders; Occupational Psychology
Descrição
p.1480-1490
Submitted by Ana Valéria de Jesus Moura (anavaleria_131@hotmail.com) on 2011-09-29T13:59:36Z No. of bitstreams: 1 21.pdf: 86439 bytes, checksum: 1e53ab239f8c2f9785171bdaeea10edf (MD5)
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Um estudo de corte transversal, com todos os professores da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil, investigou a associação entre conteúdo do trabalho (demanda psicológica e controle sobre o trabalho) e a ocorrência de distúrbios psíquicos menores (DPM) entre professores. O Modelo Demanda-Controle, de Karasek, foi utilizado para avaliar o conteúdo do trabalho. Para mensuração dos distúrbios psíquicos menores utilizou-se o Self-Report Questionnaire- 20. A prevalência de DPM foi de 55,9% entre os 808 professores estudados. A prevalência bruta de DPM mostrou associação positiva e significante com demanda psicológica e associação negativa e significante com controle sobre o trabalho. As prevalências de DPM foram mais elevadas em professores com trabalho em alta exigência, caracterizado por alta demanda e baixo controle (RP = 1,74; IC95%: 1,44-2,10) e naqueles em trabalho ativo, com alta demanda e alto controle (RP = 1,35; IC95%: 1,13-1,61) quando comparadas à dos professores em trabalho de baixa exigência (baixa demanda e alto controle), depois de ajuste para confundidores num modelo de regressão logística múltipla. Conclui-se que a saúde mental dos professores está fortemente associada ao conteúdo de seu trabalho.