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Introdução: a criação do Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Derivados e da Política Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados, foi fundamental para a mudança de paradigma relacionada à doação de sangue no Brasil, mas, apesar disso, o percentual de doares voluntários de sangue no país continua abaixo do recomendado por Organismos Internacionais, resultando no baixo estoque de sangue nos hemocentros em todo país. Objetivo: sistematizar o conhecimento da literatura nacional e internacional sobre os principais fatores decisivos e estratégias para captação e manutenção de doadores de sangue em serviços de hemoterapia. Metodologia: trata-se de estudo com abordagem exploratória e qualitativa que considerou artigos científicos nas bases de dados Scielo, Lilacs e Vérsila Biblioteca Digital, publicados entre os anos de 2005 a 2015, bem como documentos e experiências que descrevessem fatores envolvidos na decisão de doação sanguínea e que apontassem estratégias desenvolvidas em âmbito nacional, estadual, regional ou municipal. Resultados: na literatura, evidenciou-se que fatores contextuais externos e internos relacionados ao doador influenciam o processo decisório de doação sanguínea. Observou-se que diversas estratégias vêm sendo empregadas em diversas regiões do país, como a implementação de tecnologias comunicacionais em diversos hemocentros e o desenvolvimento de ações intersetoriais entre a saúde e a educação para a captação de indivíduos para a doação de sangue. Conclusão: estratégias realizadas a partir de tecnologias comunicacionais produzem resultados favoráveis à divulgação de informações sobre o ato de doação de sangue. Assim, reforça-se a necessidade de realização de estudos de implementação dessas tecnologias e seus efeitos no processo de doação de sangue.
Salvador