Author(s):
Delcor, Núria Serre ; Araújo, Tânia Maria de ; Reis, Eduardo José Farias Borges dos ; Porto, Lauro Antônio ; Carvalho, Fernando Martins ; Silva, Manuela Oliveira e ; Barbalho, Leonardo ; Andrade, Jonathan Moura de ; Delcor, Núria Serre ; Araújo, Tânia Maria de ; Reis, Eduardo José Farias Borges dos ; Porto, Lauro Antônio ; Carvalho, Fernando Martins ; Silva, Manuela Oliveira e ; Barbalho, Leonardo ; Andrade, Jonathan Moura de
Date: 2011
Origin: Oasisbr
Subject(s): Condições de Trabalho; Saúde Ocupacional; Docentes
Description
p. 187-196
Submitted by Ana Valéria de Jesus Moura (anavaleria_131@hotmail.com) on 2011-10-06T13:03:30Z No. of bitstreams: 1 35.pdf: 154570 bytes, checksum: 6043396c39154c7fc0f3a22785004e78 (MD5)
Made available in DSpace on 2011-10-06T13:03:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 35.pdf: 154570 bytes, checksum: 6043396c39154c7fc0f3a22785004e78 (MD5) Previous issue date: 2004
A literatura científica sobre a saúde dos professores é escassa e recente, enfocando especialmente o desgaste e estresse. Este trabalho objetivou descrever as condições de trabalho e saúde dos professores da rede particular de ensino da cidade de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Num questionário auto-aplicado foram coletadas informações de 250 professores de dez escolas. Entre as características do trabalho docente, avaliadas pelo Job Content Questionnaire, destacaram-se ritmo acelerado de trabalho, ser criativo e ter boas relações com as pessoas no trabalho. As queixas de saúde mais freqüentes estavam relacionadas à postura corporal, à saúde mental e a queixas relacionadas à voz. A prevalência de distúrbios psíquicos menores (DPM), medida pelo Self Reporting Questionnaire-20, foi de 41,5% e estava fortemente associada a longos períodos de intensa concentração em uma mesma tarefa e volume excessivo de trabalho. Os resultados sugerem relação entre a prevalência de DPM e algumas características do trabalho docente, evidenciando desgaste psicológico do educador.