Detalhes do Documento

Formação do fonoaudiólogo no município de Salvador e consolidação do SUS

Autor(es): Lemos, Marcio ; Bazzo, Leda Maria Fonseca ; Lemos, Marcio ; Bazzo, Leda Maria Fonseca

Data: 2011

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Currículo; Educação dos profissionais de saúde; Fonoaudiologia; SUS; Recursos humanos em Saúde; Ensino em saúde; Curriculum; Health workers' education; Speech-language pathology; Unified Health System; Health manpower; Education in health


Descrição

p.2563-2568

Submitted by Rigaud Andréa (andrearigaud16@yahoo.com.br) on 2011-10-06T18:44:43Z No. of bitstreams: 1 v15n5a30.pdf: 34269 bytes, checksum: 80ec7328ba41805dfdd4783ed4ecd779 (MD5)

Made available in DSpace on 2011-10-06T18:44:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 v15n5a30.pdf: 34269 bytes, checksum: 80ec7328ba41805dfdd4783ed4ecd779 (MD5) Previous issue date: 2010-08

A formação dos Recursos Humanos em Saúde (RHS) é reconhecidamente área crítica do processo de reorientação do setor saúde. A construção do SUS apresenta desafios ao processo de formação, em especial, ao se tratar de profissões recentes, como a fonoaudiologia, pois se verifica pouca familiaridade com a saúde coletiva e com históricos de lutas que reafirmaram uma política pública de saúde no Brasil, além da forte tendência ao modelo de atendimento à demanda espontânea e terapêutica reabilitadoras. O objetivo deste estudo foi analisar o perfil da formação do fonoaudiólogo no município de Salvador (BA). Utilizaram-se a análise documental e entrevista com coordenadores, investigando como a área da Saúde Pública está disposta em três cursos. Observouse pouca aderência das instituições de ensino superior (IES) à legislação do campo; reduzido contato dos graduandos com a área da Saúde Coletiva e desarticulação ensino-serviço. A formação do fonoaudiólogo se mostrou incipiente em relação as políticas de consolidação do SUS. Identificar os desafios e oportunidades de mudança na formação dos RHS no âmbito das IES pode se reverter em melhores níveis de assistência à população, qualidade de ensino e expansão do conhecimento dos modelos práticos e teóricos.

Rio de Janeiro

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.