Author(s): Santos, Andréa Rodrigues ; Santos, Andréa Rodrigues
Date: 2021
Origin: Oasisbr
Subject(s): Educação Infantil; . Educação matemática; Práticas
Author(s): Santos, Andréa Rodrigues ; Santos, Andréa Rodrigues
Date: 2021
Origin: Oasisbr
Subject(s): Educação Infantil; . Educação matemática; Práticas
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Este trabalho tem como foco as práticas de educação matemática na educação infantil. Seu principal objetivo é compreender as práticas dos professores de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em relação à educação matemática. Para tanto, realizou-se, sob uma abordagem qualitativa, uma pesquisa de campo num CMEI do município de Salvador. Optou-se pela entrevista a quatro professoras desse CMEI e a observação do grupo 4 A como instrumento de coleta de dados sobre as práticas de educação matemática, além da entrevista à coordenadora pedagógica que possibilitou a obtenção de dados sobre a estrutura física e o quadro pessoal da escola. Pela análise dos dados obtidos, verificou-se que as práticas de educação matemática das professoras do CMEI, campo da pesquisa, são diversificadas; coexistindo diversas práticas de educação matemática tanto nessa instituição como um todo como na sala de aula de cada uma dessas professoras. A pesquisa ainda revelou que as práticas referentes à matemática das professoras entrevistadas convergem com as orientações do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) (BRASIL, 1998) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) (BRASIL, 2009).