Author(s): Santos, Davilene ; Souza, Adriana ; Rosa, Flávia
Date: 2021
Origin: Oasisbr
Subject(s): Comunicação científica; Interdisciplinaridade; Mapeamento da literatura; Aprendizagem
Author(s): Santos, Davilene ; Souza, Adriana ; Rosa, Flávia
Date: 2021
Origin: Oasisbr
Subject(s): Comunicação científica; Interdisciplinaridade; Mapeamento da literatura; Aprendizagem
Submitted by Santos Davilene (davilenes@ufba.br) on 2021-03-23T16:53:45Z No. of bitstreams: 1 Publicado - A COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EM PROCESSOS.pdf: 617435 bytes, checksum: 348b54752bb3f282022a8b1a1f8026f6 (MD5)
Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2021-03-26T19:38:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Publicado - A COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EM PROCESSOS.pdf: 617435 bytes, checksum: 348b54752bb3f282022a8b1a1f8026f6 (MD5)
Made available in DSpace on 2021-03-26T19:38:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Publicado - A COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EM PROCESSOS.pdf: 617435 bytes, checksum: 348b54752bb3f282022a8b1a1f8026f6 (MD5) Previous issue date: 2020
Não se aplica
Este trabalho visa realizar um mapeamento a partir da literatura científica brasileira acerca da temática interdisciplinaridade e os processos de aprendizagem em artigo de periódico revisados por pares, e indexados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entre os anos de 2010 e 2020. A pesquisa se constitui de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e quantitativa, adotando a análise de conteúdo como técnica. Foram recuperados 312 artigos através dos descritores utilizados, interdisciplinaridade and processo de aprendizagem, após a análise de conteúdo, esse número foi reduzido para 22 artigos, aos quais foram possíveis verificações mais aprofundadas. As categorias utilizadas para as análises foram: título, resumo, ano de publicação, autoria, palavras-chave, nível, ensino; periódicos e abordagem metodológica. O levantamento permitiu identificar que existem algumas lacunas a serem pesquisadas quanto aos estudos dessa temática nos níveis de ensino básico e superior As abordagens mais utilizadas pelos pesquisadores em suas coletas de dados, assim como as revistas científicas que publicam artigos sobre esse tema, sugerem futuras investigações.
Fortaleza, CE