Autor(es):
Souza, Marcelo Cunha de ; Casa Nova, Silvia Pereira de Castro ; Pereira, Antonio Gualberto ; Souza, Marcelo Cunha de ; Casa Nova, Silvia Pereira de Castro ; Pereira, Antonio Gualberto
Data: 2021
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Pistas morais; Atuação profissional; Consciência moral; Estudantes; Contabilidade; Ética; Ensino superior
Descrição
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As instituições de ensino superior têm se questionado acerca de como inserir a ética na formação dos futuros profissionais. Com vistas a subsidiar esse debate, a presente pesquisa tem como objetivos: a) identificar o impacto da linguagem moral sobre a extensão e nível de consciência moral de estudantes da área de negócios em duas universidades públicas brasileiras e; b) verificar se o tempo de atuação profissional afeta o nível de consciência moral dos estudantes. Foi realizado uma pesquisa com 133 estudantes, da Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), dos cursos de graduação em Ciências Contábeis, Atuária, Administração, Relações Internacionais, além de alguns alunos intercambistas. O presente trabalho replica o estudo desenvolvido por Lowry (2003), em uma universidade britânica, que identificou variáveis que pudessem explicar o maior ou menor nível de consciência moral dos alunos. Os resultados obtidos, neste estudo, sugerem que não há diferença no nível de consciência moral dos indivíduos em função de “pistas morais” e que agentes com mais tempo no mercado de trabalho não demonstram significante aumento na capacidade de identificar conflitos éticos, existindo uma associação negativa com a consciência moral dos respondentes, algo que ratifica o resultado obtido por Lowry (2003) no estudo original.
São Paulo