Author(s): Tourinho, Emmanuel Zagury ; Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt ; Tourinho, Emmanuel Zagury ; Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt
Date: 2012
Origin: Oasisbr
Subject(s): Pós-Graduação; Psicologia; Pesquisa em Psicologia
Author(s): Tourinho, Emmanuel Zagury ; Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt ; Tourinho, Emmanuel Zagury ; Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt
Date: 2012
Origin: Oasisbr
Subject(s): Pós-Graduação; Psicologia; Pesquisa em Psicologia
p. 35-46
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Com menos de cinco décadas de regulamentação, o sistema de pós-graduação no Brasil pode ser considerado bem sucedido do ponto de vista de suas realizações, embora inacabado quanto a algumas de suas feições fundamentais. Na área de Psicologia, o sistema compreende 64 Programas, 42 deles com o nível de Doutorado. Para responder de modo eficiente às demandas dirigidas à pós-graduação no Brasil, a área de Psicologia precisará enfrentar um conjunto de desafios, dentre os quais destacamos: a expansão da abrangência geográfica e temática, de modo a vencer assimetrias regionais e desequilíbrios na cobertura das subáreas e temas de pesquisa em Psicologia; o aperfeiçoamento do sistema de avaliação, a fim de contemplar a diversidade das estratégias de formação e da produção de conhecimento nas subáreas da Psicologia; a articulação dos diferentes resultados possíveis da pós-graduação em Psicologia, a partir do reconhecimento de que as bases para a produção de conhecimento na área variam quanto à imposição de demandas adicionais e à possibilidade de associar produção de conhecimento ao desenvolvimento de tecnologias de intervenção; e a formulação de políticas voltadas à qualificação do sistema, por exemplo, por meio do incremento das redes de pesquisa, da internacionalização dos grupos, da divulgação da produção científica e da formação metodológica mais sólida e ampla. Um diagnóstico mais cuidadoso desses e de outros desafios, em suas múltiplas dimensões, poderá conduzir a um aproveitamento mais eficiente das potencialidades dos grupos brasileiros de pesquisa em Psicologia, na formação de novos pesquisadores e na produção de conhecimento