Autor(es): Bazzo, Leda Maria Fonseca ; Noronha, Ceci Vilar ; Bazzo, Leda Maria Fonseca ; Noronha, Ceci Vilar
Data: 2012
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Gestão; Acesso; Fonoaudiologia; Sistema Único de Saúde
Autor(es): Bazzo, Leda Maria Fonseca ; Noronha, Ceci Vilar ; Bazzo, Leda Maria Fonseca ; Noronha, Ceci Vilar
Data: 2012
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Gestão; Acesso; Fonoaudiologia; Sistema Único de Saúde
Submitted by Maria Creuza Silva (mariakreuza@yahoo.com.br) on 2012-11-21T14:28:59Z No. of bitstreams: 1 Per Nac. Noronha CV. 2012.pdf: 131003 bytes, checksum: 718507ad38df1d334e300b07483b45d1 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-11-21T14:28:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Per Nac. Noronha CV. 2012.pdf: 131003 bytes, checksum: 718507ad38df1d334e300b07483b45d1 (MD5) Previous issue date: 2012-03
A oferta da atenção fonoaudiológica no Sistema Único de Saúde (SUS) em Salvador, após a reforma do estado, na década de 1990, tem se destacado pela ausência de planejamento por parte das instituições que ofertam esse serviço, bem como por problemas de qualidade técnica. Este artigo tem por objetivo compreender como os gestores analisam a oferta e o acesso dos usuários às terapias fonoaudiológicas no SUS, em Salvador, Bahia. Trata-se de pesquisa qualitativa com a utilização da entrevista como instrumento de coleta de dados. Para o tratamento das entrevistas utilizou-se o método da análise de conteúdo. Os resultados informam que as atuações dos gestores, em grande parte das instituições visitadas, ultrapassavam as formas estritamente burocráticas de administrar os serviços, porém sem assegurar o recomendado pelo Pacto de Gestão de 2006, especificamente no que tange aos princípios do SUS. A observação direta dos serviços representou material fundamental para ponderar o discurso dos gestores, na medida em que este distanciava-se das práticas institucionais. Conclui-se que há necessidade de maiores investimentos em Salvador, por parte do governo municipal, para regular e organizar a rede dos serviços fonoaudiológicos, visando a integralidade e assegurar, dessa forma, qualidade ao atendimento prestado, bem como diminuição da distância entre a teoria anunciada pelos gestores e a prática encontrada nos serviços.
Salvador