Autor(es): Jerusa Maria Carvalho de Campos
Data: 2019
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR8QVJ
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Saúde bucal; Criança de 1 a 9 anos; Promoção da saúde; Estratégia saúde da família
Autor(es): Jerusa Maria Carvalho de Campos
Data: 2019
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR8QVJ
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Saúde bucal; Criança de 1 a 9 anos; Promoção da saúde; Estratégia saúde da família
Dentro de um programa de atenção odontológica precoce, a identificação do risco de cárie é uma etapa fundamental para o sucesso do trabalho de promoção e manutenção da saúde bucal. Ao se determinar o risco de uma patologia, observa-se a possibilidade que o indivíduo tem de vir a desenvolvê-la e, dessa forma, pode-se estabelecer, de maneira mais segura, medidas adequadas capazes de prevenir ou interceptar o seu processo de instalação. Os achados epidemiológicos relativos à cárie dental e as investigações a respeito de sua etiopatogenia mostram haver uma nítida relação entre fatores biológicos e sociais em seu processo de instalação e progressão, devendo ser levados em conta durante os processos preventivos e interceptativos. Nesse sentido, este trabalho teve por objetivo propor, por meio da revisão da literatura, ações para a promoção de saúde bucal de crianças na faixa etária de um a nove anos de idade, contribuindo para a redução dos níveis de cárie dentária. A pesquisa por artigos indexados foi realizada nos sítios da BIREME/OPAS/OMS, utilizando as palavras-chave saúde bucal crianças, cárie dental crianças, prevenção, atenção primária à saúde e promoção da saúde bucal. Apontou a promoção da saúde, através de ações educativas em saúde como um processo que objetiva capacitar indivíduos ou grupos a assumirem ou melhorarem as suas condições de saúde e, por conseguinte, de vida, com a aquisição de conhecimentos (informação), de desenvolvimento de habilidades (instrução), da formação de atitudes e da criação de valores que levem a criança e/ou seus pais a agirem, no seu dia-a-dia, em beneficio da própria saúde e da saúde dos outros (motivação). É possível obter, como resultado, uma mudança de hábitos e práticas que levam à preservação e à manutenção da saúde bucal da criança de um a nove anos, com a participação efetiva dos pais.
In a program of dental care, early identification of caries risk is a fundamental step for the success of efforts to promote and maintain oral health. In determining the risk of a disease, individual possibility to develop it can be established and more secure, appropriate measures can prevent or intercept the process of installation. The epidemiological findings related to dental caries and investigations regarding its pathogenesis have shown a clear relationship between biological and social factors in the process of onset and progression and should be taken into account during the preventive and interceptative processes. Thus, this study aimed to propose, through literature review, actions to promote oral health on children aged one to nine years of age, contributing to reducing levels of dental caries. A search of indexed articles, held at the site of BIREME / PAHO / WHO, using the keywords children oral health, dental caries children, prevention, primary care and oral health and health promotion pointed out that the educational activity in health is a process that aims to empower individuals or groups to take or improve their health and therefore life, with the acquisition of knowledge (information), skills development (education), the formation of attitudes and the creation of values that lead to child and / or their parents to act in their day-to-day, for the benefit of their health and the health of others (motivation). As a result, a change on habits and practices can lead to the preservation and maintenance of oral health of 1-9 year-old children, with the effective participation of parents.