Author(s):
Sônia Aparecida de Faria
Date: 2019
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9XRJGW
Origin: Oasisbr
Subject(s): Corpo; Educação infantil; Escola; Psicomotricidade; Movimento; Psicologia do movimento; Psicologia educacional; Capacidade motora; Escolas Organização e administração
Description
O presente trabalho discute a importância dada ao tema movimento e Psicomotricidade, no Projeto Político Pedagógico do Centro Municipal de Educação Infantil Santo Antônio. Sabendo que o corpo é um dos meios de comunicação do indivíduo com o mundo e que a função motora não está isolada, mas faz parte de um conjunto que reúne também aspectos afetivos e intelectuais. A psicomotricidade surge, então, como uma ciência voltada para estimular e reeducar as estruturas que regulam gestos e movimentos, numa proposta de ações integradas que levam em conta uma abordagem global da criança e seu desenvolvimento neuro-psicomotor. Os estudos sobre Psicomotricidade estão ajudando a Pedagogia a renovar-se e a definir princípios para o ensino. Nesse sentido, buscou-se analisar a influência que a Psicomotricidade exerce em relação ao aprendizado da criança em sala de aula. Para tanto tentou-se verificar as possíveis relações entre a Psicomotricidade e a aprendizagem do educando e conhecer os mecanismos que auxiliem a criança no seu desenvolvimento global contemplando aspectos afetivo, motor e cognitivo. Usar a educação psicomotora como estratégia de intervenção pedagógica é de fundamental importância, pois ao mesmo tempo em que procura educar o movimento desenvolve as funções da inteligência. Cabe ao professor conhecer as etapas do desenvolvimento psicomotor da criança, características das faixas etárias, necessidades e interesses, podendo assim planejar melhor suas ações, mantendo-se preocupado com o desenvolvimento integral da criança e com a educação como um todo.