Author(s): Maria Clara Mendonca
Date: 2019
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APPHK4
Origin: Oasisbr
Subject(s): Feminino Recalcamento; Passividade originária; Positivação; Cultura; Psicologia; Feminismo
Author(s): Maria Clara Mendonca
Date: 2019
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APPHK4
Origin: Oasisbr
Subject(s): Feminino Recalcamento; Passividade originária; Positivação; Cultura; Psicologia; Feminismo
O presente trabalho, por meio de pesquisa bibliográfica, pretende demonstrar como, por baixo da tese central e hegemônica do primado do falo, segundo a qual a feminilidade só pode ser entendida de maneira negativa (feminino = castrado), encontra-se um caminho subterrâneo, a partir do qual é possível dar à feminilidade uma determinação positiva. Tradicionalmente, o elemento feminino é representado como aquilo que é disruptivo, desagregador, ameaçante para a coesão egoica o resto que escapa à simbolização fálica , por isso nomeado como mortífero. A teoria freudiana afirma que o feminino é o elemento sempre recalcado. Há teorias que defendem que, em sua origem, todo ser humano experiencia um momento antropológico de desamparo e passividade radical frente aos cuidados de um adulto, que atua na implantação ou invasão do sexual. A nossa cultura, ordenada pela lógica fálica, correlaciona passividade e penetrabilidade ao feminino, e fortemente prescreve o seu recalcamento. Tal ordenamento, em torno de um significante fálico único, pode ser entendido como uma defesa contra o reconhecimento de uma identificação passiva nesse momento inaugural, identificação com o feminino, representado pela mulher. Alguns propõem apontar o avesso dessa compreensão negativa na abordagem do feminino: as fronteiras mais fluidas do feminino possibilitariam à mulher identificações menos rígidas, na medida em que são menos pautadas pela norma fálica; e, também, a identificação do feminino com a passividade originária e a penetrabilidade possibilitaria uma maior abertura à alteridade, sem ameaça de ruptura egoica, conferindo positividade à relação entre feminilidade, passividade e masoquismo