Autor(es):
Vania Lucia Carvalho Ferreira
Data: 2019
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NSFA5
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Corpo; Educação Infantil; Ludicidade; Psicomotricidade; Movimento; Psicologia do movimento; Educação pre-escolar
Descrição
Este trabalho descreve e analisa a intervenção pedagógica desenvolvida no 1º turno de uma escola municipal, iniciado no final de 2011 e concluído no primeiro semestre de 2012. Participaram deste trabalho as professoras do 2º Ciclo da Educação Infantil, as crianças das turmas que atendem em interação com as crianças da turmade agrupamento flexível (04 / 05 anos) que assumi como professora referência no ano letivo de 2012. E ainda um grupo de alunos do Projeto Escola Integrada e o interventor artístico e agente cultural - o Lelo, numa parceria enfim concretizada. O tema central foi o corpo, o movimento e a ludicidade no contexto da Educação Infantil. Busquei, partindo das contribuições da Psicomotricidade, instigar uma reflexão sobre nossas práticas pedagógicas, para construir um novo olhar sobre a organização e utilização dos espaços e recursos nessa instituição, constatando anecessidade de realizar ações que constituam elementos de transformação da realidade escolar vigente, aliados no processo de construção de conhecimentos através de múltiplas linguagens e na valorização das brincadeiras infantis. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, aplicação de dois questionários, fotografia dos espaços utilizados pela Educação Infantil e atividades com as crianças. Osprincipais teóricos que embasaram este trabalho foram: Almeida (2010), Alves (2009), Boulch (1984), Debortoli (2009), Pereira (2009), entre outros.