Autor(es):
Silva, Carlos Alberto Oliveira da
Data: 2020
Origem: Oasisbr
Assunto(s): CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO; Educação; Canto coral; Educação musical; Memória; Experiência narrativa; Education; Choral singing; Musical education; Memory; Narrative experience
Descrição
Submitted by Simone Maisonave (simonemaisonave@hotmail.com) on 2020-06-01T16:06:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Carlos Alberto Oliveira da Silva_Dissertacao.pdf: 9292818 bytes, checksum: de688dfde1e298076f26110d567cc382 (MD5)
Approved for entry into archive by Aline Batista (alinehb.ufpel@gmail.com) on 2020-06-03T23:49:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Carlos Alberto Oliveira da Silva_Dissertacao.pdf: 9292818 bytes, checksum: de688dfde1e298076f26110d567cc382 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2020-06-03T23:49:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Carlos Alberto Oliveira da Silva_Dissertacao.pdf: 9292818 bytes, checksum: de688dfde1e298076f26110d567cc382 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-09-28
Sem bolsa
Este trabalho busca contribuir para a compreensão da experiência coral para o processo de formação deste artista-educador-pesquisador, para tanto, objetiva analisar o processo de concepção do Concerto VOX CHORUM, realizado pelo Coral UFPel em 2018, como médium de reflexão à crítica cultural contemporânea (estado de nova barbárie). A metodologia da pesquisa possui aporte central nas contribuições de Walter Benjamin, utilizando a collage surrealista como principal procedimento técnico. A filosofia de escritura é, portanto, baseada na superposição de fragmentos, na constelação de imagens históricas e na escrita alegórica e imagética. O esforço teórico e metodológico se dá pela busca de recuperação da experiência narrativa e do reencantamento da palavra através da poética e do resgate da dimensão inaudita e dos significados perdidos pelo uso comunicacional e utilitário da linguagem. Tudo isso movido pela hipótese de que é necessário criar um “choque” suficientemente forte para produzir o despertar do estado onírico em que estamos imersos. Um estado de sensação de permanência da catástrofe, ou de uma nova ou renovada barbárie. O produto do trabalho será mostrado através de dois movimentos: um primeiro que é o texto escrito, onde a narrativa se verifica em experiência e, num segundo movimento onde, através da música, outro encantamento narrativo se produz. Entre os dois movimentos, a proposta é que se estabeleça uma correspondência narrativa. Não se trata, pois de ilustração, mas, de possibilitar a experiência narrativa através da escrita e da música. O resultado final do processo como “concerto” é mostrado através de um tríptico musical, SONHOREMEMORAÇÃO- DESPERTAR, ou seja, o Concerto Vox Chorum, o qual possui um programa estruturado pelas constelações do sonho e do despertar, conectadas pelo processo da rememoração. As músicas, pelo concerto, são como citações ou pérolas coletadas do mais profundo oceano musical. Um tesouro coletado e apresentado ao público como um mosaico sonoro precioso, destituído de valor mercantil, liberto de um valor de uso e pautado, apenas, pelo valor emocional da música, pelo canto que persiste, insiste e resiste.
This work aims to contribute to the understanding of the choral experience for the process of formation of this artist-educator-researcher. To this end, it aims to analyze the conception process of the VOX CHORUM Concert, performed by the UFPel Choir in 2018, as a reflection medium to the .contemporary cultural critic (state of new barbarism). The research methodology has a central contribution in Walter Benjamin's contributions, using surrealist collage as the main technical procedure. The philosophy of writing is therefore based on the overlapping of fragments, the constellation of historical images, and allegorical and imagetical writing. The theoretical and methodological effort is made by the search for recovery of the narrative experience and the reenchantment of the word through the poetics and the rescue of the unprecedented dimension and the meanings lost by the communicational and utilitarian use of language. All this driven by the hypothesis that it is necessary to create a "shock" strong enough to produce the awakening of the dream state in which we are immersed. A state of feeling of permanence of the catastrophe, or of a new or renewed barbarism.The product of the work will be shown through two movements: a first one is the written text, where the narrative takes place in experience and, in a second movement where, through music, another narrative enchantment takes place. Between the two movements, the proposal is to establish a narrative correspondence. Therefore, it is not about illustration, but about enabling the narrative experience through writing and music. The end result of the process as a "concert" is shown through a musical triptych, DREAMREMEMORATION- AWAKENING, the Vox Chorum Concert, which has a program structured by the constellations of dream and awakening, connected by the process of rememoration. The songs, by the concert, are like quotes or pearls collected from the deepest ocean of music. A treasure collected and presented to the public as a precious sound mosaic, devoid of market value, freed from a use value and based only on the emotional value of the music, the song that persists, insists and resists.