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Prevalência de retenção escolar e fatores associados em adolescentes da coorte de nascimentos de 1993 em Pelotas, Brasil.

Author(s): Vieira, Maria de Fátima Alves ; Matijasevich Manitto, Alicia ; Damiani, Magda Floriana ; Madruga, Samanta Winck ; Neutzling, Marilda Borges ; Menezes, Ana Maria Baptista ; Araújo, Cora Luiza Pavin ; Hallal, Pedro Rodrigues Curi

Date: 2020

Origin: Oasisbr

Subject(s): Baixo rendimento escolar; Fatores socioeconômicos; Adolescente; Estudos de coortes; Brasil


Description

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Objetivo. Avaliar a ocorrência de retenção escolar até os 11 anos de idade e os fatores associados à retenção. Métodos. Estudo prospectivo, incluindo 4 452 adolescentes da coorte de nascidos em Pelotas, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, em 1993. A amostra representa 87,5% da coorte original. A retenção escolar foi definida como a repetição de pelo menos uma série escolar até a data da entrevista. As variáveis independentes analisadas foram: sexo, cor da pele, peso ao nascer, índice de bens, idade e escolaridade materna, tipo de escola (privada, estadual ou municipal), idade de ingresso na escola e trabalho. Resultados. A frequência de retenção escolar foi de 36,3%, sendo de 42,8% entre os meninos e 30,0% entre as meninas. Na análise ajustada, quanto menor a escolaridade da mãe, o índice de bens e o peso ao nascer, maior foi o risco de retenção escolar em ambos os sexos. Adolescentes cuja cor da pele era parda/preta, aqueles que frequentavam escolas públicas e aqueles que ingressaram na escola com 7 anos ou mais apresentaram maior risco de retenção escolar. Apenas entre os meninos, o trabalho infantil esteve associado com a ocorrência de retenção. Conclusões. O baixo nível socioeconômico e a baixa escolaridade materna foram os fatores mais fortemente associados com a retenção escolar. Estratégias para a redução desse evento devem levar em consideração características demográficas e socioeconômicas.

Document Type Journal article
Language Portuguese
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