Author(s): Penkala, Ana Paula ; Ebersol, Isadora
Date: 2021
Origin: Oasisbr
Subject(s): Olhar feminino; Cinema; Pintura; Cânone; Experiência lésbica; Female gaze; Painting; Canon; Lesbian experience
Author(s): Penkala, Ana Paula ; Ebersol, Isadora
Date: 2021
Origin: Oasisbr
Subject(s): Olhar feminino; Cinema; Pintura; Cânone; Experiência lésbica; Female gaze; Painting; Canon; Lesbian experience
Submitted by Simone Maisonave (simonemaisonave@hotmail.com) on 2021-03-08T13:17:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) O_cinema_feminino_como_um_retrato_de_si.pdf: 21850294 bytes, checksum: 3b29a6fe9d6848b510274feaed846aae (MD5)
Approved for entry into archive by Aline Batista (alinehb.ufpel@gmail.com) on 2021-03-09T15:35:42Z (GMT) No. of bitstreams: 2 O_cinema_feminino_como_um_retrato_de_si.pdf: 21850294 bytes, checksum: 3b29a6fe9d6848b510274feaed846aae (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2021-03-09T15:35:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 O_cinema_feminino_como_um_retrato_de_si.pdf: 21850294 bytes, checksum: 3b29a6fe9d6848b510274feaed846aae (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2020
Retrato de uma jovem em chamas, filme de Céline Sciamma, propõe a discussão sobre o “olhar feminino”, tanto na pintura quanto no cinema. O artigo parte da perspectiva dos Estudos Feministas e busca correlações entre o filme e o cânone da literatura, da pintura e do cinema e o sistema patriarcal que lhes dá suporte. Observa como esse cânone instrumentaliza um culto à passividade feminina e sua inscrição enquanto objeto na História, estetizando “a mulher morta” como índice dessa representação. Parte da hipótese de que a imagem da mulher pode ser aprofundada pela narrativa de autoria feminina enquanto lugar de resistência política. Busca posicionar-se contra o apagamento das experiências lésbicas, ao torná-las visíveis e construir sentido sobre elas.