Autor(es): Souza, Carlos Antônio de
Data: 2014
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Senso de Oportunidade; Estratégia competitiva; Gol Linhas Aéreas Ltda.
Autor(es): Souza, Carlos Antônio de
Data: 2014
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Senso de Oportunidade; Estratégia competitiva; Gol Linhas Aéreas Ltda.
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.
O trabalho tem o intuito de analisar o senso de oportunidade da companhia Gol Linhas Aéreas ao entrar no mercado de aviação civil do Brasil em um período que o setor atravessava uma crise. Aborda inicialmente aspectos teóricos da estratégia competitiva presente nos estudos de Michael Porter, dando ênfase na estratégia competitiva de liderança via baixo custo. Faz uma contextualização histórica da aviação civil no Brasil e apresenta as pioneiras mundiais a trabalharem no modelo low cost low fare. Analisa detalhadamente o caso específico da companhia Gol Linhas Aéreas Ltda, seu surgimento e objetivos iniciais. Por fim, mostra o senso de oportunidade da empresa supracitada que entrou em um setor considerado em crise, mas vem conseguindo resultados satisfatórios operando com o modelo de baixo custo, conquistando o passageiro sensível ao preço, além de tornar viável o transporte aéreo a uma parcela da população que estava excluída deste serviço.