Detalhes do Documento

APRECIAÇÃO CRÍTICA AO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – SINAES

Autor(es): Botelho, Rodrigo Otávio ; Santos, Adalto Barros dos ; Souza, Paula Clarissa de ; Lima, Mauricio Andrade de

Data: 2015

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Educação Superior, SINAES, Avaliação, Qualidade da Educação.


Descrição

O objetivo deste trabalho foi fazer uma análise crítica ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e seus subsistemas. Esta pesquisa pode ser classificada quanto ao raciocínio como dedutiva de natureza aplicada, caracterizada pela abordagem qualitativa e de caráter descritivo. Para atingir seus objetivos este estudo foi realizado por intermédio da compilação das informações bibliográficas, nas quais foram consultadas dissertações, teses, livros, artigos e revistas científicas, além de sítios da rede mundial de computadores. Como resultado do estudo, constatou-se um sistema de avaliação do ensino superior voltado para a qualidade de ensino no país, o qual é constituído de uma diversidade de regras, instrumentos e finalidades de avaliações. Por meio desse estudo evidenciou-se que existe a necessidade de uma avaliação que retrate de forma mais adequada à situação atual dessas instituições, isto é, não seja fracionada, leve em consideração identidade institucional e o seu entorno social e a diversidade do sistema, seus pontos fortes e fracos, a fim de se construir um caminho de mudanças e transformações em prol da comunidade acadêmica e de toda sociedade.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.