Document details

Análise dos conteúdos de vírus e bactérias em livros didáticos de ciências utilizados por escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis/SC/

Author(s): Lemos, Gilmara David

Date: 2015

Origin: Oasisbr

Subject(s): livro didático; vírus e bactérias; ensino fundamental,; disciplina de Ciências


Description

TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.

O presente trabalho estabelece critérios e analisa os conteúdos relativos a vírus e bactérias em três coleções de livros didáticos integrantes do Programa Nacional do Livro Didático (2011) mais utilizados nas escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis/SC. Os critérios de análise utilizados foram os seguintes: estrutura do conteúdo; correção científica; ilustrações; atividades propostas; complexidade dos organismos; relação dos vírus e bactérias com a saúde, a doença e com o homem; contextualização e interdisciplinaridade. A análise feita permitiu afirmar que há ainda alguns erros nas coleções o que sugere a necessidade de reformulação das mesmas e um olhar atento por parte do professor com o uso dessas obras. A presente investigação também objetiva fornecer elementos que auxiliem professores em suas análises de materiais didáticos e mesmo no planejamento didático em aulas de Ciências.

This work establishes criteria and analyzes the content relating to viruses and bacteria in three collections of textbooks as part of the (2011) National Textbook Program used in schools in the municipal schools in Florianópolis/SC. The analysis criteria used were the following: content structure; scientific correction; the illustrations; proposed activities; complexity of organisms; relations of viruses and bacteria with health, disease and humans; contextualization and interdisciplinarity. The analysis allowed us to state that there are still some errors in the collections suggesting the need to recast and a teacher watchful eye regarding the use of those works. This research also aims to provide information to assist teachers in their analysis of teaching materials and even in educational planning in science classes.

Document Type Bachelor thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents