Document details

Trabalhos manuais e saberes geométricos nos manuais do ensino primário brasileiro: escolarização do fazer

Author(s): Frizzarini, Claudia Regina Boen ; Leme da Silva, Maria Célia

Date: 2017

Origin: Oasisbr

Subject(s): Trabalhos manuais; Saberes Geométricos; história Cultural


Description

Disponível em: http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/101

O processo de constituição de um saber em disciplina envolve configurações e reconfigurações incessantes. Hofstetter e Schneuwly (2014) teorizam essa operação de constituição das disciplinas científicas e das ciências da educação possibilitando a compreensão das finalidades do ensino dessas disciplinas no âmbito escolar, ou mais especificamente na escola primária com relação às matérias de ensino. Este artigo tem como intenção discutir o processo de constituição da escolarização do fazer na matéria escolar Trabalhos Manuais em sua relação com os saberes matemáticos, durante o movimento pedagógico designado como Escola Nova. A análise de duas representações para o ensino de Trabalhos Manuais, apresentadas pelos manuais escolares de Corinto da Fonseca e Manoel Penna permitem visualizar as atividades práticas e a mobilização de saberes geométricos propostos pelos mesmos, explicitando uma nova reconfiguração para o ensino dessa matéria escolar, de metodologia que promove aos Trabalhos Manuais saberes para ensinar e ora saberes a ensinar. Amparado teórico e metodologicamente pelos princípios da História Cultural, identificam-se apropriações do movimento da Escola Nova nos manuais analisados, em que a metodologia dos Trabalhos Manuais mobiliza os saberes geométricos de forma prática, incitando uma escolarização do fazer.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents