Author(s): Frizzarini, Claudia Regina Boen ; Leme da Silva, Maria Célia
Date: 2017
Origin: Oasisbr
Subject(s): Trabalhos manuais; Saberes Geométricos; história Cultural
Author(s): Frizzarini, Claudia Regina Boen ; Leme da Silva, Maria Célia
Date: 2017
Origin: Oasisbr
Subject(s): Trabalhos manuais; Saberes Geométricos; história Cultural
Disponível em: http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/101
O processo de constituição de um saber em disciplina envolve configurações e reconfigurações incessantes. Hofstetter e Schneuwly (2014) teorizam essa operação de constituição das disciplinas científicas e das ciências da educação possibilitando a compreensão das finalidades do ensino dessas disciplinas no âmbito escolar, ou mais especificamente na escola primária com relação às matérias de ensino. Este artigo tem como intenção discutir o processo de constituição da escolarização do fazer na matéria escolar Trabalhos Manuais em sua relação com os saberes matemáticos, durante o movimento pedagógico designado como Escola Nova. A análise de duas representações para o ensino de Trabalhos Manuais, apresentadas pelos manuais escolares de Corinto da Fonseca e Manoel Penna permitem visualizar as atividades práticas e a mobilização de saberes geométricos propostos pelos mesmos, explicitando uma nova reconfiguração para o ensino dessa matéria escolar, de metodologia que promove aos Trabalhos Manuais saberes para ensinar e ora saberes a ensinar. Amparado teórico e metodologicamente pelos princípios da História Cultural, identificam-se apropriações do movimento da Escola Nova nos manuais analisados, em que a metodologia dos Trabalhos Manuais mobiliza os saberes geométricos de forma prática, incitando uma escolarização do fazer.