Autor(es):
d'Orsi, Eleonora ; Paiva, Karina Mary de ; Moreira, Júlia Dubois ; Silva, Anna Quialheiro da ; Cembranel, Francieli ; Marques, Larissa Pruner ; Paiva, Karina Mary de ; Bittencourt, Bianca de Souza ; Confortin, Susana Cararo ; Jakymiu, João ; Ono, Lariane Mortean ; Manta, Sofia Wolker ; Medeiros, Paulo Adão de ; Danielewicz, Ana Lúcia ; Warmling, Deise ; Nogueira, Lauriana Urquiza ; Gomes, Roselaine da Silva ; Arins, Gabriel Claudino Budal ; Cobra, Ana Lúcia ; Silvestre, Michelli Vitória ; Eyng, Helena ; Figueiró, Thamara Hübler ; Santos, Carla Elane ; Ceolin, Gilciane ; Matsuo, Luísa ; Iop, Débora
Data: 2021
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Idosos – Saúde mental; Idosos – Condições econômicas; Idosos – Saúde e higiene
Descrição
Manual do entrevistador
A terceira onda do EpiFloripa foi financiada com recursos do Economic and Social Research Council (ESRC) do Reino Unido através do projeto multicêntrico Promoting Independence in Dementia (PRIDE), valor financiado: R$574.698,20 contrato 75/2017 entre UFSC e FAPEU, período: janeiro de 2016 a fevereiro de 2020.
Este manual tem como objetivo orientar as condutas das equipes de campo durante a coleta de dados da 3ª onda da Pesquisa intitulada: “Condições de Vida e Saúde de Idosos Residentes em Florianópolis - EpiFloripa Idoso 2017”. O EpiFloripa é uma pesquisa longitudinal que envolve grande número de participantes, assim entende como necessário o treinamento eficiente dos entrevistadores para padronização da coleta das informações. As orientações dos procedimentos de campo são fundamentais para garantir a qualidade dos dados e a validade do estudo. Assim, foi construído este documento para orientar os entrevistadores em relação às características gerais da pesquisa na qual estão inseridos, bem como para tornar-se material de apoio e esclarecimento em suas atividades de coleta de dados. O texto está organizado em duas partes: na primeira, encontram-se a saudação da coordenação, informações gerais sobre a pesquisa, os membros da equipe, fluxograma das atividades, o material de trabalho, dicas sobre a postura e os procedimentos que devem ser adotadas durante a atuação em campo. Na segunda parte, estão as orientações para o preenchimento de cada bloco do questionário, destacando possíveis peculiaridades de cada questão.