Autor(es): Marçal, Bruno Francisco
Data: 2021
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Aptidão física; Exercício físico; Escolares; Desempenho motor;
Autor(es): Marçal, Bruno Francisco
Data: 2021
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Aptidão física; Exercício físico; Escolares; Desempenho motor;
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
INTRODUÇÃO: A aptidão física relacionada ao desempenho está conectada diretamente com o desenvolvimento de habilidades motoras; e a atividade física regular e vigorosa deve ser reconhecida como um recurso com custo-benefício efetivo para promover o crescimento e o desenvolvimento normal durante a adolescência. Considerando que crianças e adolescentes passam grande parte do dia dentro da escola, as aulas de educação física assumem a importância para melhorar, dentre outros aspectos, a saúde e o desempenho dos jovens ao longo do percurso escolar. OBJETIVO: Analisar a aptidão física relacionada ao desempenho motor de escolares por meio de análise bibliográfica. MÉTODO: O presente trabalho foi realizado na forma de revisão bibliográfica, por meio de um mapeamento de produções científicas (artigos científicos, teses e dissertações) publicados na área da Educação Física com ênfase em aptidão física relacionada ao desempenho motor em escolares, tendo como critérios de inclusão: pesquisas com escolares publicadas nos últimos 5 anos (2016 a 2021); pesquisas brasileiras na língua portuguesa; que utilizaram como instrumento de avaliação o protocolo do PROESP-BR. RESULTADOS: Após levantamento bibliográfico, foram encontrados 11 estudos que se enquadraram nos critérios de inclusão. Tanto em meninos, quanto em meninas, a maior parte dos estudos encontraram classificação no nível “fraco” pelos critérios do PROESP em todas as variáveis analisadas (força explosiva de membros inferiores, força explosiva de membros superiores, agilidade e velocidade de deslocamento). CONCLUSÃO: Escolares brasileiros apresentaram, na maior parte dos estudos, índices baixos de aptidão física relacionada ao desempenho nas variáveis analisadas (força explosiva, agilidade e velocidade) e a baixa participação em atividades esportivas dentro ou fora do ambiente escolar, pode ter contribuído para esses resultados.