Detalhes do Documento

Análise da aptidão física relacionada ao desempenho motor escolar no Brasil

Autor(es): Marçal, Bruno Francisco

Data: 2021

Origem: Oasisbr

Assunto(s): Aptidão física; Exercício físico; Escolares; Desempenho motor;


Descrição

TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.

INTRODUÇÃO: A aptidão física relacionada ao desempenho está conectada diretamente com o desenvolvimento de habilidades motoras; e a atividade física regular e vigorosa deve ser reconhecida como um recurso com custo-benefício efetivo para promover o crescimento e o desenvolvimento normal durante a adolescência. Considerando que crianças e adolescentes passam grande parte do dia dentro da escola, as aulas de educação física assumem a importância para melhorar, dentre outros aspectos, a saúde e o desempenho dos jovens ao longo do percurso escolar. OBJETIVO: Analisar a aptidão física relacionada ao desempenho motor de escolares por meio de análise bibliográfica. MÉTODO: O presente trabalho foi realizado na forma de revisão bibliográfica, por meio de um mapeamento de produções científicas (artigos científicos, teses e dissertações) publicados na área da Educação Física com ênfase em aptidão física relacionada ao desempenho motor em escolares, tendo como critérios de inclusão: pesquisas com escolares publicadas nos últimos 5 anos (2016 a 2021); pesquisas brasileiras na língua portuguesa; que utilizaram como instrumento de avaliação o protocolo do PROESP-BR. RESULTADOS: Após levantamento bibliográfico, foram encontrados 11 estudos que se enquadraram nos critérios de inclusão. Tanto em meninos, quanto em meninas, a maior parte dos estudos encontraram classificação no nível “fraco” pelos critérios do PROESP em todas as variáveis analisadas (força explosiva de membros inferiores, força explosiva de membros superiores, agilidade e velocidade de deslocamento). CONCLUSÃO: Escolares brasileiros apresentaram, na maior parte dos estudos, índices baixos de aptidão física relacionada ao desempenho nas variáveis analisadas (força explosiva, agilidade e velocidade) e a baixa participação em atividades esportivas dentro ou fora do ambiente escolar, pode ter contribuído para esses resultados.

Tipo de Documento Monografia de licenciatura
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.