Author(s): Rodriguês, Jeremias Stein ; Godoi, Anieli Joana de ; Costa, David Antonio da
Date: 2021
Origin: Oasisbr
Subject(s): Estado de Conhecimento; Ensino de álgebra; Análise textual; Humanidades digitais; História da educação matemática
Author(s): Rodriguês, Jeremias Stein ; Godoi, Anieli Joana de ; Costa, David Antonio da
Date: 2021
Origin: Oasisbr
Subject(s): Estado de Conhecimento; Ensino de álgebra; Análise textual; Humanidades digitais; História da educação matemática
https://doi.org/10.1590/CC245630
Em 1905, um estudo sobre a reestruturação do ensino elementar estadunidense é publicado na revista Educational Review, apontando a necessidade de uma álgebra neste nível escolar. Um estado do conhecimento histórico acerca desse tema na revista foi realizado, com base na perspectiva das humanidades digitais, utilizando o software IRaMuTeQ. A álgebra foi o foco na busca por publicações, a partir da seleção e da análise dos textos com o software. Observou-se um movimento a favor de um ensino centrado em equações e sistemas lineares, aplicados a problemas complexos de aritmética.