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A percepção dos formandos a respeito dos instrumentos básicos de enfermagem e sua aplicabilidade

Author(s): Ribeiro, Anesilda Alves de Almeida

Date: 2012

Origin: Oasisbr

Subject(s): Enfermagem; Enfermagem; Filosofia; Enfermagem; Instrumentos


Description

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.

Trata-se de um estudo exploratório descritivo que teve por objetivo compreender a percepção dos formandos da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz sobre os Instrumentos Básicos de Enfermagem e sua aplicabilidade no cotidiano da prática profissional. O estudo foi desenvolvido em Itajubá/MG e contou com dezesseis participantes. Mediante a estratégia do trabalho em grupo e da técnica de reflexão/círculo de estudos foram realizados dois encontros, totalizando seis horas de atividades. Os participantes, através do Método do Arco da Problematização, observaram a realidade profissional; levantaram os problemas frente a dicotomia entre teoria e prática; elegeram os pontos-chave para a teorização; fizeram uma reflexão coletiva buscando compreender os fatores que obstaculizam a aplicação cotidiana dos IBE e apontaram hipóteses de solução para a superação/transformação desta realidade. A análise qualitativa dos dados apontou duas categorias: 1) revelando os conflitos entre teoria e prática: as dificuldades de implementação dos IBE; 2) vislumbrando possibilidades de superação/transformação. Na ótica dos participantes, os fatores que contribuem para a continuidade da dicotomia entre teoria e prática, principalmente a que se refere a aplicabilidade dos IBE, são: modelo de ensino, modelo de assistência, condições de trabalho, hegemonia do saber médico, distorção do papel profissional e padrão limitado de autonomia nas instituições hospitalares. As possibilidades de superação/transformação apontadas foram: conhecimento dos IBE, conhecimento acerca da Lei do Exercício Profissional, comprometimento da enfermeira, ênfase no trabalho em equipe, adoção de novas estratégias de ensino-aprendizagem, mudanças na filosofia institucional e melhorias nas condições de trabalho. Conclui-se que as mudanças necessárias para a concretude do saber-fazer em enfermagem demandam, de cada enfermeira, a conscientização de que é sua responsabilidade, pessoal, profissional e social, prestar assistência/cuidado com qualidade. Isto pode ser feito através da aplicação plena dos saberes/conhecimentos historicamente construídos, ou seja, rituais do cuidado, técnicas de enfermagem, princípios científicos, teorias de enfermagem, processo de enfermagem e, principalmente, os instrumentos básicos de enfermagem (IBE).

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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