Author(s): Ribeiro, Anesilda Alves de Almeida
Date: 2012
Origin: Oasisbr
Subject(s): Enfermagem; Enfermagem; Filosofia; Enfermagem; Instrumentos
Author(s): Ribeiro, Anesilda Alves de Almeida
Date: 2012
Origin: Oasisbr
Subject(s): Enfermagem; Enfermagem; Filosofia; Enfermagem; Instrumentos
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
Trata-se de um estudo exploratório descritivo que teve por objetivo compreender a percepção dos formandos da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz sobre os Instrumentos Básicos de Enfermagem e sua aplicabilidade no cotidiano da prática profissional. O estudo foi desenvolvido em Itajubá/MG e contou com dezesseis participantes. Mediante a estratégia do trabalho em grupo e da técnica de reflexão/círculo de estudos foram realizados dois encontros, totalizando seis horas de atividades. Os participantes, através do Método do Arco da Problematização, observaram a realidade profissional; levantaram os problemas frente a dicotomia entre teoria e prática; elegeram os pontos-chave para a teorização; fizeram uma reflexão coletiva buscando compreender os fatores que obstaculizam a aplicação cotidiana dos IBE e apontaram hipóteses de solução para a superação/transformação desta realidade. A análise qualitativa dos dados apontou duas categorias: 1) revelando os conflitos entre teoria e prática: as dificuldades de implementação dos IBE; 2) vislumbrando possibilidades de superação/transformação. Na ótica dos participantes, os fatores que contribuem para a continuidade da dicotomia entre teoria e prática, principalmente a que se refere a aplicabilidade dos IBE, são: modelo de ensino, modelo de assistência, condições de trabalho, hegemonia do saber médico, distorção do papel profissional e padrão limitado de autonomia nas instituições hospitalares. As possibilidades de superação/transformação apontadas foram: conhecimento dos IBE, conhecimento acerca da Lei do Exercício Profissional, comprometimento da enfermeira, ênfase no trabalho em equipe, adoção de novas estratégias de ensino-aprendizagem, mudanças na filosofia institucional e melhorias nas condições de trabalho. Conclui-se que as mudanças necessárias para a concretude do saber-fazer em enfermagem demandam, de cada enfermeira, a conscientização de que é sua responsabilidade, pessoal, profissional e social, prestar assistência/cuidado com qualidade. Isto pode ser feito através da aplicação plena dos saberes/conhecimentos historicamente construídos, ou seja, rituais do cuidado, técnicas de enfermagem, princípios científicos, teorias de enfermagem, processo de enfermagem e, principalmente, os instrumentos básicos de enfermagem (IBE).