Autor(es):
Silva, Maria de Fátima Pereira da
Data: 2020
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/11612/1654
Origem: Oasisbr
Assunto(s): CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO; Primeira infância; Educação Infantil; Aprendizagem; Brincadeiras; Jogo; Early childhood; Living; Learning; Games; Play
Descrição
OpresentetrabalhodeconclusãodecursotemcomoobjetivocentralmostraraimportânciadosJogosedasBrincadeirasnaEducaçãoInfantil,apartirdeumapesquisaqualitativaequantitativaatravésdeobservaçõeseaplicaçãodequestionário,análisedosplanejamentosdiárioededadoscoletadosemescolaspúblicasmunicipaiseprivadas,domunicípiodeTocantinópolis–TO.Oestudodotemapartiudeumapesquisadirecionadaàprofessoresdealunosdeeducaçãoinfantilcomidadedetrêsacincoanoseteveointuitotambémdeapontaraimportânciadainserçãodosjogosedasbrincadeirasnaprimeirainfância,comomodelopráticodeexperiênciadeconvivênciaqueajudanodesenvolvimentodaaprendizagem,noequilíbriopsicoemocional,noajustamentodesiecomosoutros.Estetrabalhopossibilitouconstatararelevânciadosjogosedasbrincadeirasnoprocessodeensinoeaprendizagemnaeducação infantil.
ThiscourseconclusionpaperaimstoshowtheimportanceofGamesandPlayinEarlyChildhoodEducation,fromananalysisofdatacollectedbetweenpublicandprivateschoolsfromthemunicipalityofTocantinópolis-TO.Thestudyofthethemecamefromaresearchdirectedtoteachersofkindergartenstudentsagedfromthreetofiveyears,andalsoaimedtopointouttheimportanceoftheinsertionofgamesandplayinearlychildhood,asapracticalmodeloflivingexperiencethathelpinthedevelopmentoflearning,inpsycho-emotionalbalance,inadjustingoneselfandothersthroughinteractionsingamesandplay.Thisworkmadeitpossibletoverifytherelevanceofbothgamesandgamesintheteachingandlearningprocess in early childhood education.