Detalhes do Documento

O professor de Artes no âmbito da Educação Especial e da Educação Inclusiva: análise de pesquisas do Prof-Artes

Autor(es): Silva, Ana Carolina dos Santos

Data: 2019

Origem: Oasisbr

Assunto(s): CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES; CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES; Educação Especial; Educação Inclusiva; Professores de Artes; Prof-Artes


Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)

Este estudo traz um levantamento de pesquisas do Programa de Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) em rede nacional, defendidas entre 2016 e 2018, disponibilizadas eletronicamente até o dia 30 de novembro de 2018. Um o levantamento foi feito através de coleta documental e contou com uma identificação e seleção das pesquisas. Como fontes, foram consultados, através da internet, os sites do Prof-Artes, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, e de cada uma das 11 instituições de ensino envolvidas no programa. Dentre estas pesquisas, foram destacadas as que abordavam o tema Educação Especial e/ou Educação Inclusiva. Das 217 pesquisas disponíveis, um número pequeno de pesquisas foram encontradas dentro do tema de interesse, apenas 10. Essas pesquisas tiveram alguns pontos destacados, a partir da leitura dos trabalhos. O número de professores que pesquisaram o tema foi muito pequeno, dada a importância do assunto. Porém, o interesse em seguir o caminho da inclusão tem se revelado cada vez maior e necessário, e os professores tem se mostrado interessados na formação continuada. O aumento de pesquisas sobre o assunto faz-se necessário para que o caminho da Educação Inclusiva seja seguido, com uma educação para todos, respeitando as diferenças.

Tipo de Documento Monografia de licenciatura
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados