Autor(es): Machado, João Paulo
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA; Indústria; Automobilística; Mercado Nacional; Competências; Estratégias; Competitivas; Volkswagen do Brasil
Autor(es): Machado, João Paulo
Data: 2019
Origem: Oasisbr
Assunto(s): CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA; Indústria; Automobilística; Mercado Nacional; Competências; Estratégias; Competitivas; Volkswagen do Brasil
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
O objetivo deste trabalho é identificar qual a estratégia competitiva escolhida pela Volkswagen do Brasil para enfrentar o ambiente competitivo no segmento de carros populares em busca de vantagens competitivas. O presente trabalho está baseado na teoria de Estratégia Competitiva desenvolvida por Porter (1986), bem como a análise das Cinco Forças Competitivas e dos Recurso e Competências Essenciais para obter vantagem competitiva no ambiente de negócios. Para tal identificação, foram obtidos números de produção, vendas e exportações das quatro maiores montadoras do Brasil, incluindo a empresa objeto deste trabalho. Como resultado, foram identificadas a força de trabalho especializada em desenvolvimento de produtos e a capacidade tecnológica da empresa como competências essenciais na busca da estratégia de diferenciação por parte da Volkswagen no segmento de carros leves, comumente chamados de carros populares