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Vinculação ao pai e à mãe : contribuições específicas para o ajustamento escolar em crianças

Author(s): Sá, Patrícia Maria Carneiro de

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/2505

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Vinculação; Ajustamento escolar; Desenvolvimento infantil; Teses de mestrado - 2010


Description

Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010

A presente investigação tem como objectivo principal avaliar o efeito diferencial da representação da vinculação ao pai e à mãe ao nível do ajustamento escolar das crianças entre os 6 e os 11 anos. Para isso, foram utilizados dois instrumentos: a Attachment Doll Story Completion Task, um procedimento semi-estruturado para avaliar a representação da vinculação e o Questionário de Capacidades e Dificuldades, preenchido pelos professores para avaliar várias dimensões do ajustamento escolar das crianças. Os resultados indicam que as crianças com maior semelhança com o protótipo evitante da vinculação são identificadas pelos professores como sendo significativamente menos pró-sociais. As crianças com uma representação segura da vinculação com a mãe revelaram significativamente mais comportamentos pró-sociais, menos problemas de relacionamento com os colegas e menos problemas de hiperactividade, segundo os professores. Em relação à representação da vinculação com o pai, verificou-se que as crianças com mais semelhanças com o protótipo desorganizado revelaram mais sintomas emocionais, de acordo com os professores.

The main goal of the following investigation is to evaluate the differential effect of the attachment representation to father and to mother at the school adjustment of children between 6 and 11 years. To achieve this aim, two instruments were used: the Attachment Doll Story Completion Task, a semi-structured procedure to evaluate the attachment representation and the Questionário de Capacidades e Dificuldades, fulfilled by teachers to evaluate several dimensions of school adjustment of the children. The results shows that the children with more likeness to the avoidant prototype of the attachment are recognized by teachers as less pro-social. The children with a secure representation of attachment to mother revealed significantly more pro-social behaviors, less relacional problems with peers and less problems of hyperactivity as reflected in teachers’ reports. In relation to the representation of attachment to father, it was noted that the children with more likeness with disorganised prototype revealed more emocionals symptons, according the teachers.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Moreira, João Manuel, 1964-
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
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