Author(s):
Maundera, Gimo José
Date: 2025
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/100687
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Conhecimento didático; futuros professores; Estudo de Aula; matemática; formação inicial; Didactic knowledge; preservice teachers; lesson study; mathematics; initial teacher education
Description
Este estudo tem por objetivo compreender o desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores de matemática do ensino secundário em Moçambique através da realização de estudos de aula. Para responder ao objetivo da investigação, consideram-se quatro questões: Qual o desenvolvimento do conhecimento sobre o planeamento de aulas que se evidencia nos futuros professores? Qual o desenvolvimento do conhecimento sobre a elaboração e realização de tarefas que se evidencia nos futuros professores? Qual o desenvolvimento do conhecimento sobre o aluno e o seu processo de aprendizagem que se evidencia nos futuros professores? Qual a perspetiva dos futuros professores sobre o Estudo de Aula? O quadro teórico centra-se nas áreas de formação inicial de professores, conhecimento didático do professor e Estudo de Aula. O estudo segue uma abordagem qualitativa e interpretativa, envolvendo dois estudos de aula. Cada Estudo de Aula envolve equipas de dois futuros professores, duas professoras da escola secundária, um professor da universidade e o investigador. Os dados são recolhidos através de análise documental, entrevista aos futuros professores depois do processo formativo e observação das sessões acompanhada com discussões e reflexões. Foram analisados documentos, gravações, entrevistas e observações dos futuros professores nas sessões e durante a aula de investigação. A análise permitiu compreender o desenvolvimento do conhecimento didático dos quatro futuros professores. O estudo revelou uma contribuição significativa no aprimoramento do conhecimento sobre o planeamento de aulas, seleção, elaboração e realização de tarefas, o aluno e o seu processo de aprendizagem por parte dos futuros professores participantes. Mostrou também uma melhoria da sua capacidade de reflexão sobre a forma de ensinar e de colaborar no seio de um grupo de trabalho. O estudo também mostrou que esta foi uma experiência valiosa e que é necessário adaptar o modelo tradicional de Estudo de Aula ao contexto cultural de Moçambique.