Autor(es):
Barreira, Rui
Data: 2025
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/101462
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Desenho Gerado pelo Professor; Educação em Design; Estratégia Ensino-Aprendizagem Participativa; Educação através da Arte; Investigação-Ação em Pedagogia; Teacher Generated Drawing; Design Education; Participatory Teaching-Learning Strategy; Education through Art; Action Research in Pedagogy
Descrição
O desenho como complemento da comunicação verbal na transferência de conhecimento teórico no ensino superior em Design não foi ainda objeto de investigação sistemática. A tese investiga o potencial do Desenho Gerado pelo Professor e o papel do desenho na interação com o corpo discente, concebendo uma estratégica baseada em filosofias de ensino assentes no pragmatismo, na ação participativa e no cruzamento de matrizes distintas de pensamento como facilitadores da aprendizagem. A Estratégia concebida consiste em desenhar no quadro da sala de aula a interpretação de uma obra histórica de pintura, associando-a ao conteúdo a ser transmitido aos alunos mediante o uso de metáforas, símbolos, analogias e paralelismos. Através de interações entre o discurso visual e o discurso verbal, assim como entre o desenho do professor e a interpretação dos alunos, é promovido um ambiente inclusivo e lúdico na sala de aula, facilitando a assimilação do conteúdo teórico durante a respetiva exposição. Numa época de crescente multiculturalidade, este método ajuda a superar barreiras linguísticas e culturais. O desenho explora o sentido e o significado na construção do conhecimento individual, encetando um jogo que desvela interpretações de linguagem figurativa. De acordo com a função mnemónica do desenho, ao associar o conteúdo a uma pintura existente que é aqui desenhada, o ato de desenho constitui um evento que resulta na memorização incorporada dos significados e sentidos inerentes. A investigação utiliza a análise da literatura e a autorreflexão numa abordagem intertextual para a conceção da Estratégia e adota uma metodologia maioritariamente intervencionista, com caráter qualitativo e recurso a métodos quantitativos, na sua avaliação. A Estratégia foi testada num total de 44 sessões, 25 unidades curriculares, 12 instituições de ensino superior nacionais e 1 estrangeira, e envolveu 560 alunos. No final de cada sessão, foi avaliada pelos alunos através de inquérito por questionário, perfazendo um total de 909 respostas, e pelos 15 docentes responsáveis das unidades curriculares no âmbito das quais foi testada, que foram entrevistados. Através da documentação sistemática das sessões construiu-se um corpo robusto de evidências empíricas que configuram um testemunho da Estratégia, o qual instrui a sua eventual adoção e adaptação por outros docentes. Tratando-se de uma forma de diferenciação incorporável em diversas práticas de ensino, afigura-se particularmente útil, por afinidades culturais, ao campo teórico do Design. A Estratégia demonstrou ter potencial, alcançando emocionalmente os alunos pela ‘energia de felicidade’ que o desenho provoca, produzindo material visual que é evocativo, comunicativo e, acima de tudo, que tem uma presença multissensorial.