Autor(es):
Antunes, Diogo Tavares
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/10179
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Tecnologias Web 2.0; Enterprise 2.0; Vantagens Competitivas; Fatores Críticos de Sucesso; Web 2.0 technologies; Competitive Advantages; Critical Success Factors
Descrição
O uso generalizado das tecnologias Web 2.0 (como blogues, redes sociais ou wikis) pelos utilizadores da Internet, abrange, cada vez mais, a área de negócios. Este fenómeno deu origem ao conceito do Enterprise 2.0 (E2.0), ou seja, à exploração de tecnologias Web 2.0 e aplicativos para empresas com o objetivo de alcançar fortes vantagens competitivas. O Impacto do E2.0 pode ser sentido, principalmente, em duas áreas: dentro das organizações, uma vez que as tecnologias Web 2.0 permitem uma comunicação mais dinâmica e interativa que conduz ao aumento da eficiência e da produtividade; como, também, das empresas para os clientes, fornecedores e parceiros, com a finalidade de aumentar as receitas e a satisfação do cliente, bem como promover a cooperação e a cocriação de serviços/produtos. No entanto, a integração destas tecnologias pode ser um desafio. Através de um questionário aplicado a Pequenas e Médias Empresas (PME) portuguesas de Excelência, este estudo procura avaliar o nível de implementação do E2.0 nas organizações e compreender o seu impacto nas dinâmicas internas e externas das PMEs. Os resultados mostram a tendência de adoção das tecnologias Web 2.0 nas PMEs e identificam não só as tecnologias mais adotadas, mas, também, os fatores críticos de sucesso (FCS) para implementar o E2.0.