Author(s): Martins, Carla ; Cabrera, Ana ; Cunha, I. F.
Date: 2022
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/28116
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Eleições, pandemia, populismo, cobertura televisiva, candidatas
Author(s): Martins, Carla ; Cabrera, Ana ; Cunha, I. F.
Date: 2022
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/28116
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Eleições, pandemia, populismo, cobertura televisiva, candidatas
A pandemia afetou o modo e a substância da campanha oficial para as eleições presidenciais portuguesas de 2021 e obrigou a um ajustamento das ações planeadas, subtraindo mobilidade, mobilização e rua aos/às candidatos/as. Mais profundamente, favoreceu a fermentação de discursos populistas e a radicalização do debate. Estas circunstâncias tornaram a disputa única na história da democracia portuguesa contemporânea. Um dos temas menos explorados nos estudos sobre o populismo é a questão de género e o lugar da mulher na sociedade globalizada. Neste quadro, propomo-nos analisar a cobertura conferida às presidenciais nos jornais televisivos da noite da RTP1, SIC, TVI e CMTV, durante o período da campanha eleitoral, tendo como objeto central as duas candidatas mulheres, Ana Gomes e Marisa Matias.