Document details

Estudos Juvenis em eLearning: Construção de um curso de aprofundamento científico e profissional

Author(s): Vieira, Cristina Pereira ; Henriques, Susana ; Romera, Liana Abrão

Date: 2019

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/28796

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Jovens, Estudos Juvenis, Pós-graduação em eLearning, Curso científico-profissional.


Description

Este artigo procura mostrar, passo a passo, o desenho de uma Pós-graduação em Estudos Juvenis, ministrada no contexto da Educação a Distância (EaD), com recurso a uma plataforma de eLearning, que tem como objetivo especializar públicos estratégicos, com formação superior, com responsabilidade nos domínios da juventude. A partir deste contexto, o quadro teórico mobilizado assenta na desconstrução de pressupostos relativos a um entendimento universal e uniforme da noção de juventude, pensada como uma unidade social. Neste sentido, procuramos abolir o mito de juventude pensada como uma categoria com condutas homogéneas e centramos toda a nossa sustentação teórica na ideia de juventude socialmente manipulada e manipulável. Ao longo do desenho da Pós-graduação em Estudos Juvenis apresentamos os princípios pedagógicos orientadores, procurando dar enfase à perspetiva interdisciplinar e interdepartamental, envolvendo efetivamente áreas científicas e pedagógicas de dois departamentos da Universidade Aberta - Departamento de Ciências Sociais e de Gestão e do Departamento de Educação e Ensino a Distância. Neste sentido, é dada especial importância à necessidade de especialização de públicos estratégicos, com formação superior e com responsabilidade nos domínios da juventude, encarando esta pós-graduação como um desafio de aproximação e de referência expressa à responsabilidade social da academia com a sociedade civil.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Científico de Acesso Aberto da ULisboa
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents