Document details

Decisão de compra do automóvel para a família : influência dos membros do casal e impacto das características sociodemográficas do elemento feminino

Author(s): Santos, Susana Fernandes dos

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/7668

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Tomada de decisão; comportamento de compra; casal; automóvel; características sociodemográficas da mulher; português; Decision making; buying behavior; couple; automobile; wife's sociodemographic characteristics; Portuguese


Description

Mestrado em Marketing

O poder da família nas decisões tomadas individualmente é um fenómeno amplamente reconhecido. No entanto, com as alterações nas estruturas familiares verificadas nas últimas décadas, analisar e compreender os padrões e dinâmicas de influência da família tem ganho particular atenção. Neste sentido, a presente dissertação procura examinar, para o contexto português, a tomada de decisão de compra, em casal, de um automóvel para a família, analisando as influências relativas exercidas por ambos os cônjuges no processo de decisão e em áreas de decisão específicas, e tentando perceber se as características sociodemográficas do elemento feminino do casal têm impacto nesses padrões de influência. A investigação foi realizada adotando uma abordagem quantitativa e amostragem por conveniência, tendo 178 casais portugueses respondido ao questionário. Através da aplicação do Feasibility Triangle verificou-se que grande parte das decisões, tanto no processo de tomada de decisão como na escolha das características e atributos do automóvel, são tomadas em conjunto, ainda que aquelas que necessitam de experiência e conhecimentos específicos continuem a ser dominadas pelo homem. Os resultados também mostraram que, no geral, as influências exercidas pelos membros do casal estão relacionadas com as características sociodemográficas da mulher. As mulheres jovens, casadas há poucos anos, sem filhos e com maiores recursos económicos e educativos são as mais influentes e decidem mais em conjunto.

The power of family in individually made decisions is a widely recognized phenomenon. However, with changes in family structures observed in the last few decades, analyzing and understanding the family's patterns and dynamics of influence has gained particular attention. In this sense, the present thesis seeks to examine, for the Portuguese context, the purchase decision making, by the couple, of a family car, analyzing the relative influences exerted by both spouses in the decision process and in specific areas of decision, and trying to understand if the sociodemographic characteristics of the female element of the couple have an impact on these patterns of influence. The investigation was performed adopting a quantitative approach and convenience sampling, having 178 Portuguese couples answered the questionnaire. Through the application of the Feasibility Triangle it was found that most of the decisions, both in the decision making process and in the selection of the automobile's characteristics and attributes, are made jointly, although those that require experience and expertise continue to be dominated by the husband. The results also showed that, overall, the influences exerted by the members of a couple are related with the wife's sociodemographic characteristics. Younger women, married for a few years, without children and with more economic and educational resources are the most influential and decide more jointly.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gonçalves, Helena Martins
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents