Author(s):
Gomes, Paula
Date: 2024
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/97865
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): estudo de aula; conhecimento didático; prática letiva; tarefas; discussão coletiva; lesson study; didactic knowledge; teaching practice; tasks; whole-class discussion
Description
Esta investigação tem por base a realização de dois estudos de aula com professoras de Matemática do ensino secundário. Tem como objetivo compreender de que modo um estudo de aula promove o desenvolvimento do conhecimento didático e da prática letiva de professores de Matemática do ensino secundário, que consequências isso tem na sua prática letiva posterior e de que modo encaram este processo de desenvolvimento profissional. O enquadramento teórico aborda o conhecimento didático do professor e a sua prática letiva, com particular atenção à elaboração de tarefas e às discussões coletivas. Aborda também o desenvolvimento profissional do professor e as características dos processos formativos que o promovem. Sobre um desses processos, o estudo de aula, é apresentada uma descrição aprofundada, referindo adaptações a vários contextos, condições e constrangimentos associados à sua realização e aprendizagens profissionais dos participantes. O estudo segue numa abordagem qualitativa e interpretativa, com design de estudo de caso de um grupo de professoras e de duas dessas professoras. A recolha de dados inclui observação, recolha documental, entrevistas semiestruturadas e conversas com as participantes, antes e depois de cada uma das aulas observadas após os estudos de aula. Os resultados indicam que, durante os estudos de aula, as professoras tiveram diversas oportunidades de repensar as tarefas que propõem aos alunos e formas de as conduzir, apoiadas na antecipação de estratégias dos alunos e dificuldades que podiam emergir. Introduziram alterações na tarefa ou no plano de aula, quando necessário, o que mostraram também ser capazes de fazer na sua prática posterior. Os resultados apontam também o planeamento da discussão coletiva a partir das respostas dos alunos e a condução de várias aulas, como momentos importantes para as professoras repensarem a sua prática, e ambas mostraram ser capazes de conduzir discussões coletivas produtivas após os estudos de aula. Esta proximidade entre o trabalho desenvolvido no estudo de aula e a sua prática letiva foi um aspeto identificado e bastante valorizado pelas professoras. Os resultados salientam, assim, potencialidades do estudo de aula para o aprofundamento do conhecimento didático de professoras do ensino secundário, com implicações na sua prática posterior. Salientam, também, a importância de as professoras participarem em mais do que um estudo de aula, planearem a discussão coletiva a partir das estratégias seguidas pelos alunos, conduzirem pelo menos uma aula e refletirem sobre várias aulas.