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Prática clínica e regresso à escola : reflexões sobre trajectórias formativas no âmbito do Curso de Complemento de Formação em Enfermagem

Autor(es): Piscarreta Damásio, Carla

Data: 2006

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/28760

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Teses de mestrado - 2006; Formação de enfermeiros; Formação de adultos; Formação em serviço


Descrição

A enfermagem, acompanhando a realidade social, tem vivenciado transformações nos modelos de formação, paradigmas de referência, contextos sócio-clínicos e identidades profissionais. Algumas destas transformações ocorreram com a criação da Licenciatura em Enfermagem e com a implementação do Curso de Complemento de Formação em Enfermagem (CCFE), para profissionais com bacharelato, possibilitando-lhes a obtenção da licenciatura. O espírito da lei e a filosofia deste curso apontavam para a necessidade de desenvolver um espaço de formação no qual se reconhecessem adquiridos experienciais, com ganhos para ambos (formando e contextos de trabalho). Partindo destas reflexões, surgiu-nos uma dúvida, que se traduziu na questão de partida: ''De que forma as experiências profissionais vividas pelos enfermeiros se traduzem nos trajectos de formação ao nível do CCFET?" O referencial teórico começa com a caracterização da produção sócio- -histórico-antropológica da profissão, na epistemologia e nos tipos de conhecimento, na natureza e contextos do exercício. Abordam-se os modelos de organização do trabalho, a aprendizagem no contexto da prática, os percursos e desafios da formação e caracteriza-se o CCFE. O estudo de natureza indutiva desenrolou-se num Hospital Central, sendo sujeitos os enfermeiros que frequentaram o primeiro CCFE. Recorremos a uma estratégia multimétodo baseada no recurso à entrevista semi-estruturada, análise documental e questionários (Adaptive Competency Profile e Environmental Press Questionnaire). As principais conclusões apontam para a existência de articulação entre experiências profissionais e formação realizada a nível do CCFE. Esta passa pela influência e complementaridade dos contextos de aprendizagem (escola e hospital) no desenvolvimento de competências, pela "osmose" de saberes e experiências entre ambos os contextos e pela defmição dos estilos de aprendizagem. Dada a "ancoragem" nas experiências de trabalho, os estudantes assumiram um papel activo no seu processo de aprendizagem e na qualidade do exercício profissional, o que se reflectiu também na definição de projectos para o futuro.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Científico de Acesso Aberto da ULisboa; Abreu, Wilson Jorge Correia Pinto de, 1959-
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