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Com tino e compostura : história da disciplina escolar Liceu Sá da Bandeira 1925/1956

Autor(es): Cruz, Clara Freire da, 1957-

Data: 2001

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/29428

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Liceu Sá da Bandeira - 1925-1956; Escolas secundárias; Disciplina escolar; Autocontrolo; Ideologias; Valores sociais; Valores morais; Valores éticos; Estado Novo; Educação Nacional; Educação - Portugal - História; Teses de mestrado - 2001; Domínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Descrição

Tese de mestrado em Ciências da Educação (História da Educação) apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2001

A presente investigação versa a temática da disciplina escolar, numa perspectiva histórica. O seu objecto de estudo centraliza-se na abordagem da organização e das práticas disciplinares no Liceu do Estado Novo, mais especificamente no Liceu Sá da Bandeira, em Santarém. Embora focalizado no período de 1925 a 1956, este trabalho reporta-se por vezes a épocas anteriores, com a finalidade de enquadrar e contribuir para uma melhor compreensão da problemática abordada. A dissertação estrutura-se em duas vertentes convergentes: uma, respeitante às estruturas formais, onde se equaciona historicamente a evolução do conceito de disciplina escolar ao longo do processo de escolarização pública, operada no século XIX e na primeira metade do século XX; outra, relativa às dimensões mais informais, penetrando nas dinâmicas disciplinares do Liceu Sá da Bandeira, na sua interioridade organizacional e pedagógica, nas interacções estabelecidas entre os actores. A metodologia utilizada inclui a recolha, selecção, tratamento e análise de um conjunto de fontes diversificadas pertencentes a vários arquivos. Tratou-se de fontes documentais - impressas e manuscritas - , e de fontes orais - entrevistas feitas a antigos alunos do Liceu. Este trabalho pressupõe uma articulação constante entre a pesquisa, o tratamento das fontes e o aparelho conceptual que lhe serviu de suporte. Nesta dissertação sustenta-se a tese de que conceito de disciplina escolar no Estado Novo resultou da apropriação teórica de concepções normativas e pedagógicas anteriores, nomeadamente ligadas aos ideários republicano e da Educação Nova. Muitos destes princípios foram reformulados e optimizados através de uma tecnologia disciplinar complexa, intrínseca à organização e aos métodos pedagógicos, assente num discurso psicológico e pedagógico sobre a alma e o carácter do indivíduo, numa perspectiva de disciplina suasória e persuasiva, orientada para ao autogoverno e para a autonomia do aluno. Defende-se o pressuposto de que a disciplina escolar, tanto na República como no Estado Novo, desempenhou a tarefa titânica de assegurar a organização da multiplicidade humana, de gerir o trabalho de cada um e de todos, de prover a normalização da adolescência, de instituir a disciplina social consoante as diferentes ordens políticas e ideológicas. A Educação Nacional inverteu o sentido da formação do aluno/cidadão, participativo e critico, bem arreigada no Liceu republicano, dando-lhe outra orientação, que privilegiava o aluno/sujeito, contido, obediente, estudioso, trabalhador, de bons costumes, afastado tanto quanto possível da política e do sexo.

The present essay regards scholar discipline as the main theme, in an historical point of view. The objective of the study is to disclose the organization behind discipline behavior in the high school of Estado Novo, especially in the one located in the town of Santarém named Liceu Sá da Bandeira. Our concern was to obtain a global view, not only focused in the period of time from 1925 to 1956, but also going to previous times so that we could get a better understanding of the matter. The structure of the study has two convergent edges: the first one concerns the formal structures, in which we perspective an historical evolution concept of scholar discipline, embraced in the development process of public schools, during the 19th century and in the first half of the 20th century; the second one, less formal but more personal, intimate, regarding disciplinary behavior in Liceu Sá da Bandeira, as a way of interacting between subjects. The methods include collecting, selecting, validating and final analysis of sources from several archives. There were document sources - press and manuscripts -, oral sources — interviews with ancient high school pupils. A constant articulation is needed between research, disclosure of sources and the conceptual support flow sheet. In this essay a thesis is sustained: the Estado Novo's concept of scholar discipline resulted from theoretical appropriation of previous conception, of formal and pedagogic rules, namely the ones related to the republican ideas and New Education Movement. Most of these codes were reformulated and optimized through a complex discipline technology, included in the organization and in pedagogy methods, on a basis of psychology and pedagogy speech about the human soul and the individual character. This speech stands on a persuasive way, directed to the self-government and to the autonomy of the pupil. We sustain as a design that scholar discipline played a titanic job to ensure the multiplicity of human organization, managing each one and everyone’s work, providing normal teens conduct, establishing social behavior according to different political opinions and ideologies. The student education performed as a pupil/citizen who participates and criticizes, which is an intrinsic value of the republican high school, was transposed to a different direction by the Educação Nacional. This other tendency favored the pupil/ individual, conventional, obedient, laborious, hard working, diligent, with good manners, who lays apart, as much as possible, of politics and sex.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Nóvoa, António, 1954-
Contribuidor(es) Repositório da Universidade de Lisboa
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