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Intervenção de enfermagem de saúde mental com crianças pós-catástrofe

Autor(es): Nabais, António Jorge Soares Antunes

Data: 2019

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/38760

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Crianças; SDQ; Desastre; Suplementação do papel; Psicodrama e Sociodrama; Transições; Intervenção terapêutica de prevenção.


Descrição

Introdução: Ocorreu em Tomar um tornado que destruiu uma escola, encontravam-­se no interior 136 crianças, educadoras de infância, professoras e pessoal não docente. Os adultos levantaram a possibilidade das crianças poderem vir a desenvolver problemas de saúde mental. Pertinência e Relevância do Estudo: Sabendo que na Região Europeia uma em cada cinco crianças apresenta evidência de problemas de saúde mental e a maioria não recebe tratamento especializado, foi elaborado um plano de investigação‐ação personalizado para identificar junto das 136 crianças, o risco de desenvolver problemas de saúde mental. Objetivos do estudo: Implementar um plano de prevenção em saúde mental, constituído por três etapas distintas. A primeira etapa tem como objetivo conhecer a dimensão do desastre e realizar triagem. A segunda etapa tem como objetivo desenvolver uma intervenção terapêutica de prevenção. A terceira etapa é de follow‐up. Métodos: Entrevistas de grupo; triagem e follow-up com instrument Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ); adaptação cultural para Portugal do questionário de seguimento SDQ – follow-­‐up; desenhos e narrativas sobre desenhos, sujeitos a análise de conteúdo; intervenção terapêutica de prevenção. Resultados: Das 103 crianças, 43 (41,7%) apresentavam risco de possível ou provável perturbação mental, 42 integraram a intervenção terapêutica de prevenção. Das 38 crianças que realizaram follow-­‐up, 17 diminuíram o risco de possível ou provável perturbação mental. Da avaliação, a maioria significativa dos pais e professores consideraram que as crianças melhoraram, diminuindo o risco. Conclusões: O SDQ mostrou ser útil na triagem e follow‐up. Foi possível realizar triagem em contexto escolar. A prevenção em contexto escolar é viável e com boa adesão. A intervenção terapêutica de prevenção parece ser mais benéfica para crianças com possível ou provável evolução para perturbação da conduta.

Tipo de Documento Tese de doutoramento
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Científico de Acesso Aberto da ULisboa; Nunes, Lucília Rosa Mateus
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