Author(s):
Queiroz, João Paulo ; Pinto, Ana Lúcia ; Tapadas, Sandra ; Trindade, António Oriol ; Rita, Dora Iva ; Marques, Ines Andrade ; Charréu, L. ; Rodrigues, Luís ; Marcela, Maria José ; Martín de Madrid, Paula Santiago ; Moreira, Raquel ; Mello, Regina Lara Silveira ; Gonçalves, Sandra ; Rahim, Shakil Y. ; Tourón, Sónia ; Barreiro, Maria Covadonga ; Sampaio, Valzeli ; Cidade, Daniela
Date: 2020
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/47152
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Arte; Estudos Artísticos; Periódicos
Description
Da representação renascentista surge e propõe-se a sua vista condicionada dentro dos arranjos óticos da perspetiva. O personagem espectador começa a organizar o plano da representação.Do lado oposto, do seu antagonista, tem-se o autor, o novo narrador visual, o artista que se propõe revisitar. A proposta é de visita gentil e reveladora dos menos conhecidos e porventura mais valiosos. Trata-se de mergulhar na obra e trazer à luz o seu artífice, exercício repetido nos dezasseis artigos que compõem o número 15 da Revista Gama, dedicada ao resgate.