Autor(es):
Queiroz, João ; Oliveira Carvalho, Francione ; Soto-González, Maria Dolores ; Frazão, Carla Maria Reis Vieira ; Meneses, Ana Teresa de Almeida do Espírito Santo ; Mota, Rodrigo Paiva Rodrigues Bartolo ; Ramos, José Artur ; Macedo, Carla ; Chiodelli, Diana Leticia ; Schvambach, Janaina ; Pinto, Matilde Fabiana Matos ; Mendes, Ana Filipa Domingues ; Correia, Cinayana ; Borges, Maria Soledade Gomes ; Pais, Teresa Maria Silva Antunes ; Bravo, Beatriz Correia ; Pereira, Ana Marta Fernandes de Almeida ; Bonci, Estela Maria Oliveira ; Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias ; Branco, Carolina Ribeiro Machado Correia ; Matalonga Jorge, Sofia ; Azevedo De Souza, Samara ; Branco, Raquel Sofia Santos Ribeiro ; Marques, Ines Andrade ; PEREIRA, CLAUDIA MATOS
Data: 2017
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/50896
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Arte; Estudo e Ensino; Periódicos
Descrição
Educação Artística: integrar a inovação. A educação artística apresenta-se como um território a re-cartografar, numa atualização tão rápida quanto aquela que ocorre no campo artístico. As propostas publicadas neste número 11 da Revista Matéria-Prima trazem essa diversidade de abordagens, com novidades conceptuais que estabelecem as devidas relações entre educação e cidadania, participação, sustentabilidade, cultura visual, e também com alguma atenção sobre os debates pós-coloniais e as questões de género. Os 16 artigos reunidos neste 11º número da Revista Matéria-Prima trazem a realidade operativa quer na formação de professores e quer na formulação dos discursos pedagógicos, suas justificações e suas propostas alternativas.As propostas apresentadas devolvem o debate ao terreno, e alargam-no. Provocam as periferias, convocam abordagens diferenciadas sobre o tema da arte e da educação. Em todas elas a proposta de crescimento através da arte, que hoje implica cada vez mais cidadania, crítica, criatividade, interligação, comprometimento, participação.