Author(s):
Lopes, Maria Virgílio Cambraia
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/555
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Pinheiro, Rafael Bordalo, 1846-1905; Caricaturas; Teatro - Portugal - séc.18-19; Teses de doutoramento - 2009
Description
Tese de doutoramento, Estudos Artísticos (Estudos de Teatro), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009
O objecto deste estudo é o teatro na caricatura de imprensa de Rafael Bordalo Pinheiro entre os anos de 1870 e 1905. Analisa-se a obra gráfica bordaliana numa dupla vertente: enquanto criação artística que, num determinado contexto histórico e cultural, se serve da metáfora teatral para a modelização do real; e enquanto fonte documental relevante para o conhecimento da história do teatro na Lisboa de finais de oitocentos.Situa-se a iconografia de Rafael Bordalo Pinheiro na tradição satírica de representaçãodo teatro e interpela-se a teatralidade do universo imagético bordaliano, procurando compreender de que modo teatro e caricatura se intersectam na obra gráfica. Analisa-se um corpus de desenhos satíricos, na confluência de vários materiais: textos escritos (peças de teatro, críticas de imprensa a espectáculos, memórias de actores, crónicas e ensaios) e outros materiais iconográficos (fotografias, ilustrações de peças e caricaturas de outros artistas). De um volume em anexo constam três índices onde se inventariam as referências ao teatro (em palavra e imagem) nos periódicos de Rafael Bordalo Pinheiro o de peças/espectáculos, o de profissionais e o de autocaricaturas relacionadas com a arte teatral.
The subject of this thesis is the theatricality in Rafael Bordalo Pinheiro's caricatures which were published in several newspapers between 1870 and 1905. I analyse this satirical iconography with a double perspective: as an artistic construction that uses theatre to model reality; and as an important document for the knowledge of the history of theatre in Lisbon, in the nineteenth century. The study locates Rafael Bordalo Pinheiro's satirical images on the European and Portuguese traditions of caricature and it questions the theatricality of its imaginary in order to perceive how theatre and caricatures cross the author's work. I analyse Bordalo's satirical drawings summoning several textual materials (plays, reviews, actors' memoirs, chronicles and essays) as well as other iconographic materials (photographs, pictures and caricatures by various artists). In a separate volume I've organised a section containing three indexes with references to theatre (on word and image) selected from Rafael Bordalo Pinheiro's periodicals: plays / performances; theatre professionals; and self-caricatures.