Autor(es):
Duarte, Cristina ; Sanches, Tatiana ; Miranda, Joana P ; Batista, Mariana
Data: 2022
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/57460
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Pedagogia; Observação por pares; Interdisciplinaridade; Desenvolvimento profissional docente; Ensino superior
Descrição
A presente comunicação resulta de reflexão conjunta no âmbito da Pós-Graduação em Pedagogia do Ensino Superior, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, decorrente de trabalho de observação realizado por quatro docentes do ensino superior das áreas de Serviço Social, Educação, Ciências Farmacêuticas e Veterinária. Sendo a observação entre pares um espaço privilegiado para o desenvolvimento pessoal e profissional, este trabalho teve como ponto de partida a construção de uma grelha de observação utilizada no contexto das aulas por cada uma das docentes. O estudo teve como objetivo colaborar para o desenvolvimento de competências de observação entre pares, constituindo-se este como um ponto de partida para a melhoria das práticas da docência. É-nos permitido referir que os resultados desta experiência apontam para a necessidade dos docentes refletirem e adaptarem as suas práticas e de serem capazes de construir feedback para potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus pares. Por outro lado, o caminho da observação entre pares revelou-se como uma possibilidade de autorreflexão de cada uma das docentes face às suas práticas pedagógicas, abrindo oportunidades de as ajustar em função das necessidades e exigências do ensino superior no mundo atual, assim como a valorização da interdisciplinaridade como espaço de construção de boas práticas de ensino-aprendizagem.