Author(s):
Xavier, Bárbara Moreira
Date: 2020
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/58425
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Desigualdade económica; Desigualdade social; Parentalidade; Psicopatologia; Ajustamento psicológico; Bem-estar da criança; Teses de mestrado - 2020
Description
A literatura sobre parentalidade demonstra que variáveis como o estatuto socioeconómico, a psicopatologia e o funcionamento reflexivo parecem impactar o ajustamento psicológico dos filhos. Contudo, permanecem lacunas sobre a relação entre estas variáveis em amostras em desvantagem económica e social. Este estudo teve como objetivo analisar as relações entre a psicopatologia dos pais (depressão, hostilidade e ansiedade), o funcionamento reflexivo parental (pré-mentalização, certeza dos estados mentais dos filhos e curiosidade e interesse nos estados mentais dos filhos) e o ajustamento psicológico dos filhos (total de problemas psicológicos dos filhos) em parentalidades de risco em contextos de desvantagem socioeconómica. A amostra foi constituída por 78 cuidadores sinalizados por parentalidade de risco e de contextos de desvantagem social e económica, a coabitarem com pelo menos um filho. Os resultados revelaram correlações positivas entre hostilidade e pré-mentalização, e entre esta e o ajustamento psicológico dos filhos. Especificamente, através da testagem de um modelo de mediação, verificou-se um efeito indireto positivo e significativo entre hostilidade e pré-mentalização no ajustamento psicológico, sugerindo o contributo destas variáveis para uma maior presença de problemas psicológicos dos filhos. Não se verificaram associações entre a psicopatologia e o ajustamento psicológico. O estudo ilustra a necessidade de se continuar a clarificar a relação entre as dimensões da psicopatologia e do funcionamento reflexivo parentais e o seu contributo para o ajustamento psicológico dos filhos, principalmente em contextos de desvantagem social e económica. Ao focar-se o papel destas variáveis parentais (psicopatologia e funcionamento reflexivo) no desenho de intervenções psicossociais no âmbito da parentalidade poderão construir-se programas bem-sucedidos e eficazes.