Autor(es): Rodrigues, Ana Luísa ; Cabrito, Belmiro
Data: 2022
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/59042
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Metodologias de ensino; Didática
Autor(es): Rodrigues, Ana Luísa ; Cabrito, Belmiro
Data: 2022
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/59042
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Metodologias de ensino; Didática
Neste primeiro número dos Cadernos de Mestrado, reunimos um conjunto de contributos acerca de metodologias de ensino, avaliação e aprendizagem no âmbito da Didática da Economia e da Contabilidade, que decorreram dos relatórios de prática supervisionada de diplomados do Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade. Este mestrado, único no nosso país, confere a habilitação profissional para a docência no grupo de recrutamento 430 – Economia e Contabilidade. Para além das aprendizagens e desenvolvimento de competências pedagógicas e didáticas e metodologias de ensino nas diferentes unidades curriculares que constituem o plano do curso, essas aprendizagens são aplicadas nas unidades de Iniciação à Prática Profissional, realizadas numa escola secundária sob a supervisão de um professor cooperante. São abordadas metodologias de trabalho cooperativo e a avaliação formativa com o recurso a tecnologias digitais, as virtualidades e potencialidades do trabalho de projeto e caso de estudo, o desenvolvimento de competências de pensamento crítico e o papel que pode desempenhar na aprendizagem a pedagogia intercultural.