Document details

Ações do professor e desenvolvimento do raciocínio matemático durante a discussão coletiva de uma tarefa

Author(s): Brocardo, Joana ; Delgado, Catarina ; Mendes, Fátima ; Ponte, João Pedro

Date: 2022

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/59217

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Raciocínio; Tarefas; Discussão coletiva; Ações do professor


Description

Este artigo procura caracterizar as ações do professor em discussões coletivas que promovem o desenvolvimento do raciocínio matemático e identificar eventuais relações entre essas ações e os processos de raciocínio matemático. A par destes objetivos, pretende propor um modelo que integre características específicas destas ações e evidencie as que se relacionam com os processos de raciocínio matemático. A metodologia é interpretativa e os dados são recolhidos a partir da gravação, em vídeo, do momento de discussão coletiva de uma tarefa, numa aula de uma professora do 5.º ano de escolaridade. A análise dos dados permitiu especificar seis tipos de ações do professor associadas ao momento de trabalho na sala de aula (Convidar, Apoiar, Guiar, Desafiar, Informar e Sugerir), bem como as potencialidades de cada um deles no desenvolvimento de processos de raciocínio matemático dos alunos. Permitiu, ainda, evidenciar a inter-relação entre alguns destes tipos de ações tendo em vista esse desenvolvimento.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório da Universidade de Lisboa
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents