Author(s):
Ruivo, Tânia ; Hubert, Pedro ; Bento, Bruno ; Silva, Ana Nunes Da
Date: 2023
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/64038
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Perturbações aditivas comportamentais; Jogadores a dinheiro; Jogadores de videojogos; Amostras clínicas; Estudo descritivo; Behavioral addictive disorders; Gamblers; Gamers; Clinical samples; Descriptive study
Description
A Perturbação de Jogo e a Perturbação de Jogo pela Internet são as únicas perturbações aditivas comportamentais reconhecidas até ao momento, cujos avanços na investigação são resultado da preocupação crescente da comunidade científica para o impacto destas problemáticas na saúde pública mundialmente. Desse modo, o principal objetivo deste estudo foi caracterizar, através de medidas quantitativas, duas amostras clínicas de jogadores portugueses do Instituto de Apoio ao Jogador, face às suas características sociodemográficas e a outras dimensões psicológicas (distress psicológico, impulsividade, traços de personalidade e qualidade de vida). As duas amostras desta investigação são de conveniência, uma constituída por 125 jogadores a dinheiro (gamblers), com idades entre os 16 e os 70 anos, e outra por 19 jogadores de videojogos (gamers), todos do sexo masculino, com idades entre os 13 e os 31 anos. Verificou‑se que ambas as amostras apresentaram valores dentro da normalidade quanto à qualidade de vida (à exceção da dimensão Psicológica) e ao distress psicológico (à exceção do Psicoticismo) comparativamente à média da população geral portuguesa. Em relação aos resultados obtidos na impulsividade, estes variaram consoante o sexo e a dimensão de impulsividade avaliada pelo BIS‑11. Relativamente às dimensões de personalidade medidas através do EPQ‑R, os valores obtidos estão acima da média da população geral, nas duas amostras. As hipóteses levantadas, relativamente às dimensões psicológicas avaliadas, foram parcialmente suportadas. Este estudo permite compreender o perfil destes dois tipos de jogadores num contexto clínico, o que tem implicações para o desenvolvimento de planos de prevenção e intervenção mais eficazes.
The Gambling Disorder and the Internet Gaming Disorder are the only behavioral addictive disorders identified until this moment, of which the progresses on investigation are a result of the growing concern by the scientific community for the impact of these problematics on health care worldwide. Therefore, the main goal of this study is to describe and characterize, through quantitative measures, two Portuguese clinical samples from Instituto de Apoio ao Jogador (IAJ), according to their sociodemographic features and other psychological dimensions (psychological distress, impulsivity, personality traits and quality of life). Taking this goal into account, both are convenience samples, one composed by 125 gamblers with ages between 16 and 70 years old, in which 4 participants identified themselves as females and another one by 19 male gamers with a mean age of 24 years old. It was verified that the two samples present normal values of quality of life (except Psychological dimension), psychological distress (except Psychoticism) and personality traits, compared to the mean of the Portuguese population. Impulsivity varied according to sex and the impulsivity dimension evaluated by BIS‑11. Regarding to the personality dimensions measured through EPQ‑R, the results are above median of general population, on both samples. The hypothesis that was suggested about the psychological dimensions evaluated were partially supported. This study allows us understand the profile of these two kinds of groups at a clinical context, which has implications for the development of more effective prevention and intervention programs.