Author(s):
Morgado, Tânia
Date: 2023
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/64945
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): adolescência; literacia em saúde; educação em saúde; saúde mental; ansiedade; enfermagem de saúde mental e psiquiátrica; adolescent; health literacy; health education; mental health; anxiety; psychiatric nursing
Description
A adolescência representa, por um lado, uma fase de vida crítica para a saúde mental, por outro lado, pelas suas caraterísticas desenvolvimentais representa uma oportunidade para o desenvolvimento e implementação de intervenções psicoeducacionais de promoção da Literacia em Saúde Mental (LSM), nomeadamente sobre a ansiedade. Considerando que a escola é o local onde os adolescentes passam a maior parte do seu tempo, constitui-se como um contexto privilegiado para o desenvolvimento de intervenções promotoras da LSM. A presente tese teve como objetivos gerais: 1) Desenvolver uma intervenção psicoeducacional de promoção da LSM sobre a ansiedade para adolescentes em contexto escolar; 2) Avaliar a viabilidade/pilotagem dessa intervenção psicoeducacional de promoção da LSM sobre a ansiedade para adolescentes em contexto escolar. Para a concretização destes objetivos, considerando a sua complexidade, recorreu-se à Medical Research Council Framework nas fases de desenvolvimento e viabilidade/pilotagem. Foi desenvolvida uma intervenção psicoeducacional de promoção da LSM sobre a ansiedade para adolescentes em contexto escolar denominada “ProLiSMental”, que visa capacitar os adolescentes em contexto escolar para aceder, compreender e usar os conhecimentos e crenças em saúde mental, de forma a que promovam e mantenham uma boa saúde mental e ajudem no reconhecimento, gestão e/ou prevenção da ansiedade. Esta intervenção psicoeducacional foi organizada em fases e em módulos que integram 4 a 13 sessões semanais, com uma duração total que pode variar entre 6 e 13 horas e 30 minutos. A fase psicoeducacional inclui 4 módulos constituídos por 4 sessões semanais, de 90 minutos ou 8 sessões semanais de 45 minutos, cujos conteúdos em cada sessão: 1) “Reconhece”: saúde mental, emoções e ansiedade nos adolescentes; 2) “Cuida de ti”: estratégias de promoção da saúde mental e de prevenção, gestão e autoajuda perante a ansiedade; 3) “Procura ajuda”: ações de primeira ajuda em saúde mental e procura de ajuda informal e formal, incluindo profissionais de saúde especializados; 4) “Ação!”: conhecimento, competências e intenções de comportamento sobre a prevenção, o reconhecimento e a gestão da ansiedade. Foram utilizados métodos ativos e técnicas dinâmicas, ao longo das sessões. A intervenção psicoeducacional “ProLiSMental” apresentou níveis elevados de aceitabilidade por parte da comunidade escolar e revelou-se viável e exequível, tendo contribuído para o aumento da LSM sobre a ansiedade dos adolescentes no contexto escolar em estudo.